Uma das atividades mais importantes do empreendedor de uma plataforma de marketplace é fazer o marketing digital da plataforma, visando atrair base de vendedores e compradores em escala.

É necessário ter uma estratégia sólida de campanhas associadas a métricas de conversão para saber se você está no caminho certo.

Qual é minha principal fonte de tráfego? Quais campanhas de ads geram mais resultados? Como está o desempenho dos meus afiliados?

Estas são perguntas que você consegue responder com o rastreamento de conversão do Google Analytics. Neste post, você vai aprender como.

Antes de começar...

Você vai precisar de uma conta no Google Analytics com o código de rastreamento instalado no seu site. Se tiver dúvidas neste passo, entre em contato com nosso time de suporte.

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1. Construa suas URLs de compartilhamento

Para rastrear a conversão, o primeiro passo é criar URLs que redirecionam para sua plataforma, usando parâmetros específicos para segmentar suas campanhas e metas.

Use o Contrutor de URLs do Google para criar URLs que seguem o formato de UTM (Urchin Tracking Module). Este formato é padrão e será amplamente explorado adiante.

Você deverá preencher:

  • Origem da Campanha (source): a plataforma ou site (ex. facebook, twitter, linkedin) onde o tráfego é originado;
  • Meio da Campanha (medium): use este campo para identificar o meio ou canal, como custo por clique (CPC), mídias sociais, afiliados ou QR Codes;
  • Termo da Campanha (term): você usará isso principalmente para rastrear suas palavras-chave durante campanhas pagas de AdWords. Você pode também usá-lo para identificar aspectos de seu público em campanhas em redes de display;
  • Conteúdo da Campanha (content): se você está fazendo testes A/B com seus anúncios, essa é uma métrica útil que traz detalhes sobre os anúncios. Você também pode usá-la para diferenciar links que apontam para a mesma URL;
    Nome da Campanha (name): este campo serve simplesmente para identificar a sua campanha. Como o seu site, ou uma promoção especial.

Veja mais informações sobre como utilizar os parâmetros UTM em suas campanhas neste artigo do Neil Patel.

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2. Defina um objetivo no Google Analytics

Agora você precisa criar objetivos (metas) no painel do Analytics para as conversões que deseja rastrear.

Por exemplo: se você tem um marketplace de orçamentos, você provavelmente quer saber quantos pedidos de orçamento resultaram de uma campanha de marketing que você fez no Facebook.

Para criar um objetivo no Google Analytics, siga estes passos:

Navegue para Administrador > Metas:

Clique em + Nova Meta:

Use o tipo Personalizado e clique em Continuar:

Defina um nome fácil de identificar (você vai precisar filtrar pelo nome desta meta logo adiante), e use uma meta do tipo Destino para que o Analytics contabilize a conversão assim que o usuário visitar uma página (ex. página de orçamento enviado, cadastro realizado, ou pedido concluído):

Especifique a página que indica a conversão desejada. Atenção para a configuração que especifica "começa com". No caso de uma plataforma de orçamento, a URL /quotes/requestconfirmed é mostrada ao comprador logo após envio do pedido de orçamento. Vamos usá-la neste exemplo:

Pronto. Você acaba de criar e configurar um objetivo para contabilizar todas as conversões de pedidos de orçamento na sua plataforma. Mas poderia ser por pedidos realizados, cadastrados concluídos, entre outros; para isso, bastaria trocar a URL por aquela que indica a conversão no seu caso.

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3. Crie um relatório personalizado

Após criar a meta, você já consegue clicar na lista de metas para visualizar a conversão, mas o que queremos mesmo é segmentar a contabilização pelos parâmetros de UTM, certo?

Vamos então criar um relatório personalizado para visualizar a conversão de acordo com a origem e canal (source e medium), subsegmentada por campanha (campaign).

No menu, localize Personalização > Relatórios personalizados e clique em + Novo relatório personalizado:

Começe informando o nome do relatório...

E adicione uma métrica, pesquisando pelo nome da meta que você definiu nos passos anteriores. No nosso exemplo, é o "pedido de orçamento". Atenção para a opção que indica "Conclusões da meta":

Por fim, segmente pelos parâmetros de UTM Origem/mídia e Campanha:

Com isso, você terá um relatório completamente segmentado pelos parâmetros de UTM, como o exemplo abaixo:

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Dica de profissional: gerenciar afiliados

Você pode utilizar o que aprendeu acima para iniciar um programa de afiliados agora mesmo, sem a necessidade de contratar um software especializado para rastreamento de afiliados.

Basta utilizar seus parâmetros de UTM da seguinte forma:

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Conclusão

O Google Analytics é uma ferramenta extremamente poderosa e versátil. Vale a pena dedicar tempo para estudar melhor os recursos disponíveis e sair na frente da competição.

Neste artigo, exploramos a criação de objetivos de conversão com gatilho por acesso a uma URL específica (o tipo Destino), mas veja que existem tipos adicionais para gatilhos por tempo de permanência no site, número de páginas visitadas e outros.