Quando você inicia as customizações da sua plataforma e seu modelo de negócio trabalha com pagamentos pela plataforma, nós configuramos pra você uma chave de testes para que você possa testar à vontade os processos de pagamento, comissionamento e recebimento.

Enquanto isso, você é instruído a fazer seu próprio registro no gateway de pagamentos desejado, seja ele Pagar.me ou Wirecard, para que possa iniciar a operação.

Mas algumas coisas mudam de maneira definitiva quando você ativa o gateway de pagamentos em modo produção.

.     .     .

Indo direto ao ponto, você não conseguirá mais realizar cadastros ou compras de testes na sua plataforma

.     .     .

Momento 1: gateway configurado em modo de testes

O gateway de pagamentos tem dois bancos de dados, sendo um de testes e um de produção. Na verdade é mais complicado do que isso, mas esta noção servirá para a nossa explicação.

Cada cadastro de comprador, de vendedor e cada compra realizada na plataforma é sincronizada com o gateway de pagamentos.

Quando a plataforma está conectada com o gateway em modo de testes, os vendedores são criados no banco de dados da sua plataforma e também no banco de dados de testes do gateway.

A partir daí, os processos da plataforma só funcionam porque os dois bancos de dados conhecem as pessoas envolvidas.

Momento 2: gateway configurado em modo de produção

Quando você coloca a plataforma em modo de produção, ele deve se conectar ao outro banco de dados do gateway.

Até agora, todos os cadastros que foram criados na plataforma só existem no banco de dados de teste do gateway. Eles não existem no banco de dados de produção do gateway. Lembrando que são dois bancos de dados diferentes, isolados. Um não "sabe" sobre o outro.

Sendo assim, todos os cadastros de compradores e vendedores da plataforma precisam ser sincronizados com o "novo" gateway, o de produção.

Neste momento, as informações bancárias dos vendedores se perdem da plataforma. No momento que você nos passar as chaves de produção e nos der o OK, é importante que você saiba que os formulários de conta bancária dos vendedores são zerados! Você deverá cadastrar esses dados novamente.

Mas agora, o gateway também sincroniza estes dados com as instituições bancárias e adquientes de cartão de crédito. Sendo assim, todos os dados agora precisam ser reais. Nomes, CPFs, contas bancárias, tudo deve ser oficial.

Recapitulando...

  • Ao trocar as chaves de teste para produção, os dados bancários de todos os vendedores se perdem e deverão ser recadastrados
  • Enquanto você não atualiza os cadastros, os vendedores e seus produtos/serviços deixam de aparecer na plataforma
  • Este é um processo sem volta
  • Em produção não será possível fazer compras de teste; tudo passa a ser oficial

Tudo bem, eu quero mesmo operar em produção

Tem certeza?

Ótimo :) é só nos passar as chaves de produção que nosso time configura pra você. Boas vendas!