Nativamente pela plataforma não é possível gerar nota fiscal, pois não temos uma integração com esse tipo de ferramenta.
Porém se via código fonte, há a possibilidade de integrar com ferramentas já existentes no mercado que já resolvem essa funcionalidade.
Contudo, uma opção é você mesmo gerar essas notas fiscais com ferramentas externas, como por exemplo acessando diretamente nos sites:

  • VHSYS.
  • Conta Azul;
  • Ou até mesmo pelo site da Prefeitura em que tem atuação da plataforma.

Recomendação:

Para a integração recomendamos o Pluga.co, ele é uma ferramenta com várias integrações prontas (como um hub), inclusive tem como integrado o Conta Azul. Esta ferramenta já tem integração nativa com os gateways de pagamentos que operamos.

Recomendamos que em um primeiro momento, para o início da operação, é mais simples emitir Notas Fiscais de forma manual, pelo próprio site da prefeitura, até mesmo para economizar custos, e a medida que a operação crescer, pode ser usado uma ferramenta de gestão com o Conta Azul/VHSys para emissão da nota fiscal e gestão financeira completa.


Esse processo é para você, Administrador do Marketplace, emitir Nota Fiscal referente ao seu faturamento, neste caso é um tipo de emissão de nota de serviço.


No caso do vendedor, é indicado que cada vendedor continue seguindo seu fluxo padrão de emissão de Nota Fiscal, mas caso ainda não trabalhe com Notas Fiscais, aí o você pode instruir ele a emitir pela prefeitura, ou usar os mesmos sistemas que indicamos nesse artigo.


Para vendedores que tenham uma operação com um volume maior de pedidos pelo seu marketplace, uma indicação é você contratar o eNotas, que fornece integração direta com o Pagar.me e Moip (Wirecard) para emissão de notas fiscais, desde que o seu vendedor também tenha uma conta no eNotas.