SEO significa Search Engine Optimization, e basicamente consiste em uma série de técnicas para otimizar o seu site para que apareça nos primeiros resultados de busca dos buscadores (principalmente do Google que é o buscador mais usado no mundo).



No caso da plataforma de marketplace do Ideia no Ar, nós já atendemos os critérios de SEO On Page (estrutura técnica das páginas do site), para que o Google encontre as páginas do seu marketplace.

O SEO OnPage da plataforma do Ideia no Ar atende:

  • URL's amigáveis na página de detalhes do produto/serviço, e na página de perfil do vendedor;
  • Título das Páginas, com o mesmo título usado no Cadastro do Produto / Nome Comercial do Vendedor;
  • Descrição das Páginas, com o mesmo título usado no Cadastro do Produto / Nome Comercial do Vendedor;
  • H1 das páginas levando em conta o título do produto ou nome comercial do vendedor, além do slogan na home page;
  • Alt das imagens nas vitrines, que leva o título dos produtos / nome comercial do vendedor;


Porém, o SEO OnPage é apenas um dos critérios utilizados para o Google determinar o seu PageRank, ou seja, a relevância das suas páginas e domínio frente aos demais sites existentes na internet.

Por isso, apesar de atendermos tecnicamente a estrutura de SEO, você precisa trabalhar palavras-chave com bom volume de buscas no Google (use o Google Keyword Planner para isso), e que sejam condizentes com as buscas que o seu público-alvo faz no Google para encontrar os produtos/serviços/vendedores/prestadores de serviços que você anuncia no seu marketplace.

Em resumo, é necessário trabalhar um conteúdo relevante, que esteja de acordo com uma boa estratégia de palavras-chaves, para que a sua plataforma seja indexada organicamente no Google.

Dessa forma, aconselhamos que você construa um conteúdo de forma estratégica com uso da palavra-chave que deseja indexar na sua plataforma de marketplace, principalmente nos seguintes itens abaixo:

  • Slogan da Home Page, e demais conteúdos da página inicial como o "Como Funciona", Descrição do Rodapé sobre o seu marketplace;
  • Nome Comercial e Descrição do Vendedor na Página de Perfil do Vendedor. Obs: nesse caso, uma dica é aconselhar os seus vendedores sobre como cadastrar as informações dele na plataforma;
  • Cadastro de Produtos/Serviços ou Itens de Portfólio. Obs: o mesmo caso do item acima, instruindo os vendedores sobre como cadastrar conteúdo relevante na plataforma.

Feito isso, você terá atendido o básico para um bom SEO OnPage. Agora o próximo passo é você trabalhar outros aspectos de SEO, que são considerados pelos buscadores, como:

  • Quantidade de Páginas do seu Marketplace: quanto mais produtos/serviços/vendedores anunciados, trabalhando as palavras-chaves estratégicas do seu negócio, melhor;
  • Link Building: referência do link do seu domínio em outros sites, blogs, portais de conteúdo na internet. Isso ajuda o Google a entender que o seu site é relevante, por ser mencionado em outros sites, principalmente naqueles que já tem uma boa autoridade de domínio (grande quantidade de visitantes);
  • Posts em Redes Sociais: uso das redes sociais disponíveis para divulgar seus produtos/serviços anunciados e também conteúdo do seu nicho de mercado relevante que engaje seus seguidores;
  • Posts em Blog: ter um blog do próprio marketplace, é uma forma de gerar conteúdo mais específico sobre determinado produto/serviço ou compartilhando alguma dica para seus compradores ou vendedores, e isso te ajuda a trabalhar as palavras-chave de forma mais assertiva, pois você tem maior domínio sobre o conteúdo produzido;
  • Youtube: ter uma estratégia de produção vídeos, que trabalhem também o SEO dos Vídeos no Youtube, ajuda a criar mais links para o seu domínio, e engajar usuários já que o Youtube é a segunda maior fonte de pesquisa depois do próprio Google, e o Google tem mostrado cada vez mais vídeos nos resultados de busca;
  • Anúncios: uma estratégia de anúncios principalmente no Google Ads, ajuda a trazer mais visitantes no curto prazo para o seu marketplace, e isso faz com que o Google entenda que o seu domínio está se tornando relevante, principalmente se os visitantes ficam na sua página (taxa de rejeição baixa), e retornam para o seu marketplace.

Essas são algumas dicas, porém, é importante que você busque mais conhecimento sobre SEO e estratégias de marketing digital para atrair clientes/vendedores para o seu marketplace.

Também indicamos que busque uma agência ou consultoria de marketing digital especializada, para te auxiliar no tema, caso você não tenha alguém na equipe com essa experiência.

Você pode encontrar parceiros que indicamos aqui: https://parceiros.ideianoar.com.br/