Olá ?!

Você provavelmente chegou aqui pelo artigo sobre como configurar a integração do Melhor Envio na sua plataforma. Mas, se ainda não viu este artigo, então esta é uma excelente oportunidade para revisá-lo.



Após a configuração da integração na sua plataforma, a bola passa para os seus vendedores.


No Melhor Envio, cada vendedor tem sua própria conta, seu próprio painel, e usa seu próprio saldo para comprar, emitir e gerenciar etiquetas de frete. Mas fique tranquilo: se o vendedor ainda não tem uma conta, sua plataforma está preparada para guiá-lo em todos os passos, que serão muito mais simples que aqueles que você precisou seguir para habilitar a integração da sua plataforma.

Disponibilizamos um passo a passo em vídeo e também em texto, confira logo abaixo as duas opções:

Passo a passo em Vídeo:

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Passo a passo em Texto:



O primeiro passo é acessar Minha Conta > Produtos > Configurações de entrega e habilitar o Melhor Envio, conforme o print abaixo:

Ao habilitar o Melhor Envio, o vendedor terá a opção de Criar uma Conta (sendo redirecionado automaticamente para o site do Melhor Envio) ou apenas conectar a conta dele à plataforma:

O passo de cadastro é o mesmo que você já conhece. Então vamos pular direto para o passo de conectar a conta à plataforma.


Ao clicar no botão de conexão, o vendedor é direcionado para uma tela de login do próprio Melhor Envio, assim como acontece quando você usa logins sociais (login com Google, Facebook, LinkedIn e outros), onde revisa um pedido de uma plataforma para se conectar à sua conta.

O vendedor deve observar os campos de transportadoras em que deseja utilizar, pois cada transportadora trabalha com dimensões máximas diferente para entregas, então é necessário avaliar qual vai atender aos seus produtos.


Caso tenham duvidas, a melhor envio tem artigo explicando cada uma das dimensões máximas, é só clicar aqui. 


Geralmente os métodos mais utilizados são: Correios e Jadlog:

Depois de ativado as transportadoras escolhidas, o vendedor deve definir as dimensões do pacote padrão para produtos com dados não preenchidos, assim a cotação acontece mesmo com esses dados faltando e o vendedor não perde a venda.

O vendedor deve observar também se deseja serviços adicionais (que pode ter custos adicionais na geração de etiqueta), e qual a agência de postagem que será a responsável por receber e enviar os produtos.

Feito isso é só clicar em autorizar que o vendedor é redirecionando automaticamente para a plataforma:


Depois disso, já na plataforma o vendedor pode habilitar o Melhor Envio para todos os produtos de uma vez só:

Este botão existe porque o vendedor continua tendo a opção de habilitar ou desabilitar o Melhor Envio como modalidade de frete individualmente em cada produto:

E isso dá toda a liberdade necessária para seus vendedores configurarem os mais diversos produtos e formas de envio.

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Agora e como funciona a cotação de fretes para os compradores?


A cotação de fretes acontece automaticamente para o comprador, durante o fluxo de compra. O frete do Melhor Envio deve aparecer no anúncio do produto, no carrinho e nos detalhes do pedido (para o comprador e o vendedor).

No carrinho:

Então, o comprador conclui a compra e o controle retorna para o vendedor.

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Como funciona a compra de etiquetas e rastreamento?


Logo que a compra é finalizada, o vendedor vê a seguinte seção "Pacotes do Melhor Envio" nos detalhes do pedido, com o botão para comprar as etiquetas do pedido.

Ao clicar neste botão, o vendedor é direcionado para seu painel no Melhor Envio, onde poderá efetivar a compra e impressão das etiquetas.

Ao retornar para os detalhes do pedido, a plataforma agora mostra a opção de imprimir as etiquetas e atualizar os códigos de rastreio.

Importante: nem sempre os códigos de rastreio ficam disponíveis imediatamente. O suporte do Melhor Envio explica que a demora acontece porque a etiqueta é gerada pelo sistema da transportadora (ex. Correios, Jadlog).

Logo que a etiqueta fica disponível, a tela apresenta-a da seguinte forma:

Então, vendedor e comprador podem clicar no código da etiqueta para acompanhar a entrega diretamente no site do Melhor Envio.

Esta abaixo é a visão do comprador:

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Notificando o comprador

O vendedor, com o número de rastreio em mãos, acessa o pedido em questão e muda o status para A caminho (enviado):

E abre a opção de o código de rastreio ser inserido:

Agora um e-mail para o comprador com o número de rastreio é disparado pela plataforma. Inclusive o comprador pode visualizar o código de rastreio em seu perfil:

Importante: a plataforma não atualiza sozinha o status dos Correios, esse processo é manual, quem atualiza e informa que o produto chegou é o vendedor. Ele tem a opção de informar que o produto foi entregue:

Dessa forma o processo está concluído.