Caso a integração dos Correios tenha algum erro durante o cálculo do frete para um produto, o Frete Padrão, cadastrado previamente nas configurações de entrega, é considerado no momento do Checkout:

Para entendermos melhor essa funcionalidade, vamos aos pontos abaixo:

  • Porque o Frete Padrão foi criado? O sistema dos Correios para integração de cálculo de frete não é 100% estável, o serviço pode ficar fora do ar sem aviso ou demorar segundos, até minutos, para retornar um cálculo de frete. Provavelmente erros em questões internas de infraestrutura e nuvem do próprio sistema dos Correios, algo 100% fora do nosso controle.
  • Qual a vantagem deste cadastro? O Frete Padrão existe com o objetivo de não perder uma venda por falta de conseguir calcular corretamente o frete com os Correios. Se um Frete Padrão estiver configurado, a plataforma usará este valor caso não consiga comunicação com os Correios, viabilizando a venda mesmo assim. Se um Frete Padrão não estiver configurado, a plataforma retornará erro de frete e o comprador não conseguirá fechar a venda.
  • O Frete Padrão é ajustável? Não, ele possui um valor fixo, independente da localização do comprador. O Frete Padrão é uma saída com o objetivo de não perder a venda. Ele não tem o objetivo de ser preciso, ele tem o objetivo de ser um valor razoável, um valor médio, com o único objetivo de não perder a venda por falha da integração dos Correios (por falta dos serviços dos Correios).

Lembrando que o Frete Padrão NÃO é obrigatório, atualmente, como uma alternativa de frete muito mais confiável, já existe a integração de Melhor Envio e uso de planilhas. Essas modalidades de frete não falham. Há um risco em utilizar a integração nativa com os Correios por isso essa integração é contra-recomendada.



Quer saber mais sobre a integração com o Melhor Envio? Acesse

https://ajuda.ideianoar.com.br/support/solutions/articles/69000336049-melhor-envio-como-integrar-sua-plataforma-ao-melhor-gateway-de-fretes

Obrigado pela leitura e bons negócios!