O Google Shopping é uma funcionalidade do Google que permite cadastrar produtos para as pessoas visualizarem nas pesquisas do próprio Google. O Google não vende esses produtos diretamente, ele lista os produtos, se o usuário clicar, será direcionado para o seu site.

O Google Shopping aparece aqui:

O cadastro dos produtos é feito através de XML e a plataforma não tem suporte com essa ferramenta, logo não é possível você utilizar esse recurso de maneira automatizada.

Há uma forma de utilizar esse serviço, mas isso seria manual, o Google solicita uma serie de requisitos e eles são diferentes para cada tipo de produto, o que torna alguns campos obrigatórios somente em alguns cenários.

Você pode ver esses campos solicitados pelo Google neste link.

Acessando esse site você notará que é solicitado campos que a plataforma não tem, então o primeiro passo seria você criar esses campos através dos Campos Customizados e, alguns, até por Variantes.

Para executar esse processo você precisa ler a especificação do XML por completo, entender quais campos são necessários de acordo com o seu negócio e então criar esse campos que não sejam nativos na sua plataforma, para dessa forma os produtos ficarem no padrão do XML exigido pelo Google Shopping.


Feito isso, você irá precisar de um acesso de leitura do banco de dados do seu marketplace, e para tê-lo solicite via ticket para nossa equipe. Com esse acesso em mãos o próximo passo é criar um script para exportar o arquivo no formato XML. Caso você não tenha alguém na equipe com esse conhecimento clique aqui, para encontrar desenvolvedores parceiros credenciados pelo Ideia no Ar.


Por último, é importante saber o seguinte


O Google aceita uma URL da sua plataforma para que ele atualize a lista automaticamente, mas a plataforma não tem uma URL para isso. Nesse caso, você deve atualizar a base de produtos em XML no seu Google Shopping de forma manual periodicamente.