Quem vende dentro de marketplaces precisa se atentar a diversos detalhes que ajudam a aumentar as vendas. Um deles é a descrição dos produtos. Desenvolver boas descrições é fundamental para que seu visitante conheça os benefícios do que está sendo oferecido e se torne um cliente.

Neste artigo, você vai descobrir o passo a passo para desenvolver ótimas descrições. Também separamos exemplos de sucesso para você se inspirar.

O que é uma descrição do produto?

A descrição de um produto contém detalhes sobre recursos, indicações, utilizações e benefícios. A qualidade do texto pode contribuir para incentivar uma venda. Mas, caso o texto ruim, isso pode interromper a conversão, especialmente se não incluir informações que o visitante precisa para tomar a decisão de compra.

De maneira geral, uma descrição de qualidade para o seu produto dentro de um marketplace deve seguir as características abaixo:

  • Atrair a atenção das pessoas;
  • Explicar qual é a experiência de comprar o produto, seja física ou emocional;
  • Ser objetiva e coesa;
  • Responder às preocupações e perguntas comuns sobre o produto;
  • E incluir recursos textuais, imagens ou até vídeos.

Orientações e exemplos de boas descrições de produtos

Agora que você já sabe o que é uma descrição de produto, vamos te mostrar todas as orientações necessárias para criar descrições atrativas.

Também separamos exemplos que conquistaram ótimos resultados. Vamos lá?

1. Responda algumas perguntas antes de começar

Para ajudar na escrita da descrição de um produto, você pode utilizar algumas perguntas muito comuns no texto jornalístico: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

Veja o exemplo abaixo:

  • Para quem é o produto? Para o seu público-alvo ou persona, por exemplo.
  • O que é este produto? Descreva as dimensões, o formato, o material, as funcionalidades, o funcionamento.
  • Onde é possível utilizá-lo? Explique em quais locais e contextos o item pode ser usado, como em casa ou no trabalho.
  • Quando é utilizado? Diga em quais períodos o cliente pode usar o produto, por exemplo, no verão, nas férias, em uma festa ou diariamente.
  • Como o produto funciona? Descreva qual é o modo de uso do item.
  • Por que é um produto útil para o cliente? Destaque as vantagens e os recursos.

2. Escreva para a persona

Para descrever um produto, você precisa entender quem é a sua persona, isto é, o seu perfil de cliente ideal. Dessa forma, você consegue saber qual é a melhor linguagem e o tom mais adequado para o seu público.

Por exemplo, se você oferece produtos hospitalares, é importante usar uma linguagem séria e informativa. Mas, se você trabalha com produtos de pet shop, pode ser melhor aplicar um tom de voz mais descontraído, que demonstre a felicidade e o bem-estar dos pets ao consumirem os produtos. Por exemplo, é possível criar frases como “o seu bichinho vai amar!”.

Confira um exemplo de descrição que é detalhada e possui uma linguagem alinhada ao público:

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3. Mostre os recursos e benefícios do produto

É fundamental mostrar os recursos do produto, ou seja, as suas especificações e detalhes. Além disso, é muito eficaz evidenciar as vantagens do item. Assim, o visitante tem um potencial muito maior de fechar negócio e se tornar um cliente.

4. Informe a matéria-prima

Outro aspecto importante é incluir a matéria-prima do produto. Isto é, quais são os materiais utilizados na confecção do item. Vale destacar que é preciso descrever todos os materiais envolvidos. Por exemplo, no caso de um tênis, mostre a matéria-prima de cada parte do produto, como palmilha, cadarço e solado. Já se for uma roupa, identifique qual é o forro, o tecido e os detalhes, como pedrarias ou botões.

Também é necessário informar se a matéria-prima é orgânica, sustentável ou vegana.

5. Descreva as medidas

Um dos elementos mais importantes para os clientes em uma descrição de produto são as dimensões. Isso vale para qualquer nicho de mercado, como móveis e eletrônicos, por exemplo.

Mas, no setor de moda, é relevante dar uma atenção a mais para essas informações. Nessa situação, você deve investir em detalhes mais aprofundados do que só a classificação P, M ou G.

O recurso deve considerar as medidas do corpo para encontrar o tamanho certo. Aliás, isso faz com que o cliente acerte e diminui as chances de troca, o que gera economia para a sua logística.

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6. Trabalhe as palavras-chave do jeito certo na descrição de produto

Outra dica essencial é utilizar a palavra-chave do produto ao longo da descrição. Mas, tenha cuidado. Evite uma repetição excessiva do termo. Você deve incluí-lo de forma inteligente e natural, para não causar estranhamento no leitor.

Essa prática faz parte das técnicas de SEO e ajuda o seu produto a ter um posicionamento melhor nas páginas de busca do Google.

Para fazer o planejamento de palavras-chave, utilize o próprio Google Search Console (para saber quais palavras trazem mais tráfego para o site), o Google Keyword Planner, o Ubersuggest e o SEMRush.

7. Prefira as palavras-chave long tail

As palavras-chave long tail, ou cauda longa, são aqueles termos específicos e menos concorridos. Por isso, eles são recomendados para lojas de nicho que estão dentro de marketplaces. Isso ajuda você a não precisa competir com grandes empresas já consolidadas no mercado.

Por exemplo, vamos pensar na palavra “tênis”. Ela tem um alto volume de buscas e é extremamente concorrida. Porém, isso não quer dizer que ela gere muitas vendas. Em contrapartida, a frase “tênis Nike Vaporfly Next% masculino verde”, é um termo considerado cauda longa. Apesar de ter menos buscas, quem o pesquisa tem um interesse maior de compra.

Veja o exemplo na prática:

(Volume de buscas mensais para os dois termos no Brasil, segundo o Ubersuggest.)

8. Escolha o melhor formato para descrever o produto

Outra recomendação é misturar o uso de tópicos com parágrafos. Os tópicos podem focar em informações técnicas, como dimensão, material e cor. Também é possível usar frases curtas, para abordar benefícios ou funções.

Já nos parágrafos você deve focar em gerar a venda, contando histórias que envolvam os clientes. Explique como o produto será útil no cotidiano, como ele foi desenvolvido e o que o cliente pode esperar dessa nova experiência.

Abuse da criatividade, mas mantenham uma linguagem sempre alinhada ao seu público.

Confira o exemplo abaixo:

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9. Escreva um título atrativo

O título é o primeiro texto que o seu possível cliente irá ler. Por isso, ele deve ser atrativo e despertar a curiosidade do visitante, gerando um clique. É importante que ele não seja nem muito genérico, nem muito específico.

Por exemplo:

  • “Tênis masculino”: muito genérico → evite
  • “Tênis branco masculino com cadarço cinza escuro”: muito detalhado → evite
  • “Tênis masculino (marca) branco”: na medida → prefira

10. Use recursos visuais

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, a descrição de um produto não precisa ter somente texto. Você pode incluir fotos, vídeos ou gráficos.

Os infográficos, por exemplo, podem explicar como funciona o produto. Já o vídeo pode trazer informações extras e dicas de uso.

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11. Aplique SEO nas imagens de produtos

Também é necessário que você otimize as imagens para SEO. Afinal, os visitantes podem encontrar o seu produto pesquisando por imagens.

Por isso, nomeie o arquivo pensando nas palavras-chave, como: “tenis-branco-masculino.jpg”. Não envie uma foto nomeada com “imagem1.jpg”, por exemplo.

Ainda, mantenha o tamanho da imagem o menor possível, mas que não prejudique a qualidade. Envie a imagem do tamanho que você irá usá-la, nem menor (perda de qualidade) e nem maior (demora no carregamento). Use um editor para recortar e redimensionar. Você também pode usar ferramentas online para compactar a imagem, sem prejudicar a qualidade.

Prefira o formato JPG ou JPEG para os arquivos, pois são eles mais leves que o PNG. Este segundo formato é recomendado somente quando você precisa da transparência da imagem ou para vetores.

Além disso, o texto alternativo da imagem tem a função de descrever a imagem para que o Google consiga identificá-la e também é uma ferramenta de acessibilidade, pois os leitores de tela leem as características para deficientes visuais. Faça uma descrição natural, não use palavras-chave em excesso, seja simples e breve, como “sandália infantil lilás (nome da marca)”.

12. Crie uma meta-descrição

A meta-descrição é um item essencial para todas as páginas de produtos. Trata-se de um texto curto que aparece quando uma pessoa pesquisa o seu item no Google. Então, explique o item, mostre seus benefícios e use a palavra-chave.

Uma dica para visualizar como ficarão o título e o texto é utilizar o Serp Simulator, que mostra uma prévia da meta-descrição no Google.

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13. Estimule a experiência sensorial na descrição de produto

Estimule sensações no público para que, mesmo lendo a descrição por uma tela de computador ou celular, ele saiba como seria tocar, provar ou sentir o produto. Um texto que utiliza adjetivos sensoriais faz com que os usuários experimentem-no enquanto leem.

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Na descrição de um tênis, por exemplo, você pode usar a expressão “que abraça o seu pé” para passar a sensação de segurança e conforto. Para especificar o tecido, é possível escrever “toque gentil na pele”, que transmite leveza e qualidade.

Os adjetivos também funcionam para alimentos e bebidas, especialmente em vinhos. “Suculento e convidativo” são palavras que cabem na descrição de um rótulo, assim como “refrescante e delicado”.

Página de descrição de vinho no e-commerce Divvino: experiência sensorial desperta o paladar do visitante.

14. Use provas sociais

Os consumidores se sentem mais seguros ao saber que o produto foi avaliado por outros compradores. Ter opiniões dos clientes na página funciona também como uma influência para o visitante.

Essa avaliação pode ser por estrelas ou depoimento. Para estimular os clientes a deixar suas opiniões, faça um fluxo de e-mail para o ser enviado assim que o comprador receber o produto.

Conclusão

Escrever boas descrições de produtos é crucial para ter sucesso ao vender dentro de um marketplace. Elas ajudam a impulsionar as vendas e conquistar mais clientes.

Atente-se a todos os pontos de otimização da descrição, desde o título, SEO, especificações técnicas e vantagens do item.

Espero que o conteúdo te ajude a criar ótimas descrições!