Introdução

Um marketplace funciona como um shopping virtual e é um dos modelos de negócios mais vantajosos da atualidade. Empresas populares como Mercado Livre, Americanas e Airbnb são exemplos desse tipo de plataforma.

Mas, porque os marketplaces fazem tanto sucesso? Em primeiro lugar, os clientes conseguem comparar diversos produtos em um lugar só. Além disso, os vendedores que se cadastram na plataforma conseguem divulgar seus produtos de forma simples e rápida.

Quais são as vantagens de anunciar em um marketplace?

Vender em plataformas de marketplace oferece inúmeras vantagens. Confira as principais abaixo:

1) Visibilidade

O principal benefício de anunciar dentro de um marketplace é a visibilidade. Os shoppings virtuais já possuem uma quantidade de visitantes e são populares no mercado. Então, é muito mais fácil vender em uma plataforma já existente do que criar uma loja virtual do zero, por exemplo.

É como se os seus produtos estivesse sendo expostos nas vitrines de grandes shoppings online. Isso garante um grande potencial de aquisição de clientes.

2) Baixo investimento

Outra vantagem de vender em marketplaces é o investimento acessível. Essa é uma das formas mais baratas de empreender no mundo digital. Normalmente, na plataforma você ganha tráfego, visitantes e marketing. E, para ter acesso a tudo isso geralmente o dono do marketplace cobra apenas uma comissão dos vendedores. Ou seja, se você não conseguir vender, não vai precisar pagar nada.

3) Alto retorno

O retorno elevado é mais um benefício de anunciar em um shopping virtual. A margem de lucro é alta, levando que o empreendedor investe pouco, mas recebe uma grande quantidade de visitantes.

Se o lojista vender em diversos marketplaces diferentes ao mesmo tempo, a chance de sucesso é ainda maior.

4) Aumento das vendas

Ao anunciar em um marketplace, você conta com um número maior de visitantes e, consequentemente, de clientes. Por isso, vender nessas plataformas é uma estratégia ótima para aumentar o faturamento e a rentabilidade do seu negócio.

Hoje, mais de 90% dos consumidores online compram de marketplaces. Em 2020, 78% do faturamento do setor de e-commerce veio dos shoppings virtuais. Esses dados mostram que há cada vez mais pessoas fazendo compras em tais plataformas.

5) Relevância do SEO

Um marketplace já conta com uma estratégia de SEO desenvolvida, ou seja, de otimização para os mecanismos de busca. Por isso, as plataformas são geralmente facilmente encontradas no Google.

Isso economiza o tempo do empreendedor que anuncia no marketplace, além de trazer mais visibilidade e clientes para ele.

6) Diversificação de públicos e portfólio

Outra vantagem de vender em marketplaces é a diversificação de públicos. Se você já vende online ou de forma presencial, ao entrar em uma plataforma como essa, vai conseguir atingir clientes novos, de diferentes regiões e perfis.

7) Crescimento de negócio de nicho

A diversificação de públicos pode contribuir para que você expanda o seu negócio para mais nichos e ofereça produtos mais variados. Isso acontece porque o marketplace é uma mídia de alto alcance, que permite gerar uma grande quantidade de vendas sem precisar de um espaço físico.

8) Estrutura de qualidade

Outro ótimo benefício dos marketplaces é a estrutura oferecida. As plataformas contam com marketing, pagamento integrado, suporte técnico, e-mail marketing e automação. Toda essa estrutura pronta facilita muito a vida de quem empreende.

Dessa forma, você que oferece produtos dentro da plataforma não precisa se preocupar com tantas questões operacionais. Seu foco deve ser cadastrar os produtos de forma adequada, cuidar com a qualidade dos seus itens e viabilizar a entrega ao cliente final.

Conclusão

Anunciar em marketplaces é uma oportunidade muito vantajosa para lojistas que já tem uma loja física ou vendem no meio digital.

Essa solução permite que você atinja um grande número de clientes, sem precisar se preocupar em executar o marketing ou pensar na estrutura do site. Isso porque as plataformas já conta com várias funcionalidades prontas, além de terem uma visibilidade online.

Além disso, o investimento é muito acessível, o que é um grande benefício para empreendedores que desejam começar no mundo do empreendedorismo digital.