Introdução

    O Google Tag Manager (GTM) é um gerenciador de tags do Google que visa facilitar a vida de qualquer desenvolvedor, profissional de marketing ou proprietário de site.

    Através do GTM podemos implementar tags não só do Google Analytics como também do Facebook, Google Ads, outras ferramentas de analytics, etc.


Criando Fluxo no GA

    O primeiro passo é criar um fluxo no Google Analytics, GA.

Para criar um novo fluxo, clique no botão Web. Depois é so informar a URL do site e nome do novo Fluxo.

Agora é só clicar no botão azul: Criar fluxo.

Agora o seu fluxo já está criado. Precisamos agora inserir a tag do GA em nosso site. É ai que Tag Manager entra. Clique nas setas indicadas na imagem a cima. Então você irá ver algumas instruções. A parte importante nesse passo é copiar ID da métrica que vamos inserir lá no Tag manager.

Configurar o Tag Manager

Acesse a página do Tag Manager e cadastre sua conta. Após as configurações básicas o próximo passo é criar um contêiner.Clique no (+) do lado esquerdo para adicionar um novo contêiner em seguida clique em Web e preencha o campo nome, pode ser qualquer nome.

Agora chegou a hora de configurar as Tags. Na próxima tela já é possível ver o ID do contêiner, veja a seta amarela, que será preciso informar na nossa plataforma de marketplace. Anote o código e repasse a equipe de suporte para inseri-lo nas configurações.

Agora clique em Nova Tag, indicado na seta vermelha acima, então abrirá uma tela para configurar a Tag e o acionamento

Primeiramente coloque um nome para essa TAG, por exemplo: ‘Tag GA’, depois configure a tag e adicione um acionador

Clique em: Configurações da tag e após clique em: Goolge Analytics: configuração do GA4

Lembra daquele ID do Analytics que geramos anteriormente? Agora é a hora de usa-lo. É só copiar o ID da métrica e clicar em Salvar, então ele vai pedir para adicionar um acionador. Adicione o acionador.

Escolha ‘All Pages’ para ser acionado em todas as páginas e clique em ‘Salvar’


Já está quase acabando, vamos agora ‘Enviar’

Observe que a Tag recém criada encontra-se aqui embaixo, você pode clicar nela para alterar alguma coisa. Agora o próximo passo é só clicar no botão enviar no canto superior esquerdo.

Após preencher com um nome e uma descrição, clique em ‘Publicar’


Agora como último passo só precisamos informar o ID do Tag Manager à equipe de suporte do Ideia no Ar. 


Concluímos assim a configuração do Google Analytics via Tag Manager na plataforma de MarketPlace Ideia no Ar. Muito Obrigado pela atenção!