a) Escolha um assunto que o seu público queira ler.
Não adianta nada escrever um post só por que você acha o assunto interessante ou para aparecer no Google. Para descobrir quais assuntos são mais procurados por seus clientes pergunte diretamente para eles ou pesquise artigos de concorrentes com bons resultados de curtidas e compartilhamentos.
b) Em relação à escrita.
- Evite parágrafos e frases muito longas, isso dificulta a leitura do seu texto.
- Evite sempre que possível textos muito técnicos, existem grandes chances das pessoas não entenderem.
- Pense no estágio do seu cliente na hora de escrever! Se é o primeiro contato dele com o seu conteúdo, escreva conteúdos mais introdutórios sobre o seu mercado. Se ele já está em uma etapa mais avançada de negociação seja mais específico.
- Quando for escrever pense sempre em uma estrutura com: título, introdução, subtítulos, tópicos internos e conclusão. Isso ajuda bastante a ser mais produtivo na escrita e a encadear bem as suas ideias.
c) Questões técnicas.
- Escolha a palavra-chave ideal para o seu público. Existem ferramentas, mas a melhor forma de escolher é o bom senso. Sempre se pergunte "como meu cliente pesquisa esse tipo de conteúdo no Google?".
- Respeite sempre a hierarquia dos títulos. Já no esboço tenha bem definido o que é um título principal (H1), um texto secundário (H2) e os subtítulos (H3 e H4), sempre em ordem de importância.
- Coloque a palavra-chave escolhida para o post no título das imagens que for utilizar. Por exemplo, eu escrevi um post onde a palavra-chave principal é "Marketplace", se eu for colocar uma foto de uma tela de computador no meu post por exemplo, posso nomear esse arquivo como "tela-marketplace.jpg". Sempre separando as palavras com um (-), nunca com (_).
- Não existe regra para o tamanho do texto, ele pode variar dependendo dos seus concorrentes e objetivos. Meu conselho: Não escreva posts com menos de 600 palavras a não ser que a sua estratégia exija esse tipo de conteúdo. Se o seu objetivo é SEO escrever mais ajudará você a rankear melhor e mais rápido.
- Não faça upload de arquivos pesados no seu post. Evite imagens com mais de 100kb ou resoluções maiores que 900px de largura.
- Tente repetir a sua palavra-chave pelo menos em 1% do texto. Ou seja, a cara 500 palavras repita a palavra chave pelo menos cinco vezes.