A plataforma de venda de produtos do Ideia no Ar possibilita que você monetize pela plataforma de três formas:

1 - Cobrança de taxa percentual ou fixa sobre as vendas através do gateway de pagamento. 

Neste caso, quando um produto é vendido pela plataforma utilizando o gateway de pagamento, a plataforma permite a configuração das taxas que serão cobradas por esta transação. O empreendedor do marketplace pode, desta forma, cobrar uma taxa percentual ou uma taxa fixa sobre a transação. 

Estes valores são depositados automaticamente na conta do gateway do marketplace através do processamento do split. Saiba mais: https://ajuda.ideianoar.com.br/support/solutions/articles/69000335879-como-funciona-o-split-de-pagamento-


2 - Cobrança de taxa percentual ou fixa sobre as vendas através de cobrança por fora da plataforma.

Se o seu modelo de negócio este no início de suas operações e você não tem interesse em aderir ao gateway de pagamento, já que estas integração vincula a cobrança das taxas do gateway também das transações. Saiba mais: https://ajuda.ideianoar.com.br/support/solutions/articles/69000335866-quais-s%C3%A3o-as-taxas-do-pagar-me-

Neste caso pode-se fazer a cobrança por fora da plataforma, em dois formatos:

  1. Quando um novo pedido é gerado, o administrador do marketplace gera um boleto para o comprador. Quando o valor é pago, o administrador do marketplace desconta a sua taxa do valor total do pedido e passa o valor restante ao vendedor do produto.
  2. Quando um novo pedido é gerado, o vendedor se responsabiliza por organizar a forma de cobrança do pagamento com o comprador. Depois que ele recebe, ele encaminha a taxa proporcional ao administrador do marketplace.

3 - Planos de assinaturas.

Quando se fala em negócios digitais um modelo que proporciona muitos resultados é o modelo através de receitas recorrentes. Neste modelo, os vendedores pagam planos de assinatura para poder divulgar seus produtos na plataforma e vender através dela.

A plataforma de produtos do Ideia no Ar possibilita a configuração de planos de assinaturas para este modelo de monetização, que podem ser cobrados através do gateway de pagamento, com pagamento via cartão de crédito. Saiba mais: https://ajuda.ideianoar.com.br/support/solutions/articles/69000335918-planos-de-assinatura-da-plataforma

Caso seu contrato não tenha previsto a integração com o gateway de pagamento, você pode fazer a cobrança das assinaturas por fora da plataforma, enviando um boleto de cobrança mensal para que os vendedores permaneçam ativos na plataforma. Lembrando que o administrador da plataforma consegue desativar vendedores através de seu painel admin.