Esta não é apenas uma melhoria, mas sim uma série de funcionalidades que, juntas, viabilizam um modelo de negócios completamente novo para sua plataforma, similar ao GetNinjas e Thumbtack.
Trata-se do modelo de Compra de Leads.
Neste modelo, os compradores enviam pedidos de orçamento na plataforma.
Os prestadores recebem os pedidos de orçamento apenas com informações parciais; para revelar por completo as informações do orçamento, os prestadores usam créditos.
Os créditos podem ser adquiridos num modelo de assinatura (mensal, trimestral, semestral ou anual), ou compra avulsa de créditos [1]. Estes modelos podem ser ativados em conjunto ou separadamente.
Sobre as informações parciais do orçamento, é você quem determina quais campos o prestador poderá ver antes de gastar créditos e abrir os detalhes [2].
Veja como funciona
Agora que você tem uma visão do novo modelo, veja como ele funciona na prática.
Abaixo, temos um exemplo de como um orçamento "bloqueado" aparece para o prestador de serviço:
Os prestadores de serviço têm um saldo de créditos que podem ser gastos para desbloquear um orçamento, passando a ter acesso permanente aos detalhes e possibilitando interação com o comprador.
No modelo de assinatura, créditos poderão ser adquiridos através de pacotes mensais vinculados a um plano de assinatura recorrente.
O prestador de serviço poderá consultar as seguintes informações em seu painel: saldo atual, quantidade de orçamentos desbloqueados, data de renovação dos créditos.
Se expiração de créditos estiver habilitada, o prestador poderá consultar também a quantidade de créditos que estão mais próximos de expirar, juntamente com a data em que expiram.
Na sua lista de orçamentos, o prestador de serviços poderá visualizar os orçamentos recebidos, podendo filtrar por apenas bloqueados ou desbloqueados.
Configuração dos planos de assinatura de créditos
Através do Painel Admin, o administrador da plataforma poderá configurar os planos de assinatura para definir a quantidade de créditos, e opcionalmente, a validade dos mesmos.
Basta acessar a tela 'Planos de Assinatura', importar os planos configurados primeiro no gateway de pagamento, e definir os valores desejados nas colunas 'Créditos por mês' e 'Validade dos créditos (dias)'
Além disso, caso seja necessário, o administrador também poderá conferir a quantidade de créditos que um determinado prestador de serviços possui, e até mesmo adicionar créditos manualmente através da página de detalhes do prestador de serviço.
Como ativar?
Esta funcionalidade está disponível para todas as plataformas de orçamento no Plano Avançado. Entre em contato pela central de atendimento para saber mais.
Observações
[1] O modelo de compra avulsa de créditos está atualmente em desenvolvimento, com previsão de conclusão para novembro/2018, até o fim do mês.
[2] A configuração que determina quais campos ficam ocultos para os prestadores (antes que eles gastem créditos e abram os detalhes) é realizada pelo time do Ideia no Ar mediante um chamado de suporte.