Você como administrador da plataforma tem a possibilidade de importar produtos em massa dos vendedores de forma mais rápida e prática, e esse processo se inicia pelo seu Painel administrativo.

Você poderá acompanhar a execução da importação em tempo real. Veja no vídeo abaixo como esse processo funciona:




Ao acessar a tela de importação, você verá:



Os campos destacados são usados para definir quantos campos quer para a importação de frota privada para os produtos, e também quantos campos de variantes (características) você quer na planilha de template.

O preenchimento dos campos de frota privada e de variantes é opcional.

Se for preenchido pelo menos 1 campo de frota privada, isso ativa automaticamente o frete tipo Frota Privada do produto, e adiciona a configuração preenchida.

As variantes são preenchidas no formato "Tipo / Variante", exemplos:

  • Cor / Azul
  • Cor / Amarelo
  • Tamanho / P
  • Tamanho / M

Pode preencher quantas quiser, até 10 (ou quantas definir na criação do template). As variantes que não existirem serão automaticamente cadastradas na plataforma.

Ex, se você informar uma variante "Raça / Pastor Alemão" essa variante será automaticamente cadastrada e adicionada ao produto.



Estoque por Característica / Variante

As variantes também podem ser usadas para controlar o estoque do produto. Por exemplo, você pode cadastrar no formato "Cor / Azul / 10" para indicar que tem 10 unidades em estoque do produto com a cor azul. Há duas coisas importantes neste formato:

  • Quando a linha de produto tem pelo menos uma variante com estoque (no formato "Tipo / Variante / Estoque"), a coluna "Estoque" do produto é ignorada, pois neste produto a plataforma vai controlar o estoque por variante ao invés de estoque centralizado do produto.
  • No controle de estoque por variante, o produto só pode ter um tipo de variante. Explicando: quando você não está controlando estoque por variante, você pode ter um produto com Estoque 10 e variantes Cor, Tamanho, Peso, etc. Quando está controlando estoque por variante, só pode ter 1 tipo de variante (Cor OU Tamanho OU Peso, mas não as três ao mesmo tempo). Você pode ter Cor/Azul/10 e Cor/Amarelo/5 (por que Azul e Amarelo são do mesmo tipo Cor), mas não pode ter Cor/Azul/10 e Tamanho/P/5 (porque Azul é do tipo Cor e P é do tipo Tamanho). Neste caso, se você tentar informar tipos diferentes de variante com estoque, a plataforma vai usar apenas as variantes do primeiro tipo que encontrar e descartar as demais.

É importante ainda notar que tudo o que foi explicado acima é uma configuração avaliada por produto. Você pode ter um produto com estoque geral, outro com estoque por variante. Poder um produto controlando estoque por Cor e outro por Tamanho... como preferir.

Ao realizar o upload da planilha você poderá acompanhar o processo de quantos produtos já foram importados e quantos estão faltantes, Nesta mesma tela o administrador pode obter o histórico de todas as importações já realizadas.




Em caso de erro na importação, a mensagem de erro aparecerá informando que existe uma planilha para ser feito o download, onde constará qual produto ou informação que esta gerando o erro.


Por fim, tudo isso está de acordo com a tela de cadastro de produto.

Após essa ação os produtos já estarão cadastrados no perfil do vendedor, e agora é necessário fazer o upload das imagens. Destacando também:

  • Nomear as imagens conforme orientação da página
  • Colocar no formato correto: Jpg, Png, Gif
  • Inserir elas em um arquivo .zip, na raiz ou arquivo, ou seja elas não devem ficar em pastas.
  • Fazer upload

Caso queira realizar a importação em massa de vendedores acesse esse link.