A antecipação de recebíveis traz a possibilidade de adiantar o recebimento de valores referentes a compras parceladas.

Por padrão, imagine uma compra paga no cartão de crédito e parcelada em 3x. Tanto o marketplace quanto o vendedor receberão os valores parcelados, à medida que o dinheiro passar pelo caminho Cartão > Adquirente > Gateway > Recebedores (marketplace e vendedores).

Com a antecipação, os recebedores podem receber o valor completo de uma só vez. Neste exemplo, os valores da 2ª e 3ª parcelas são disponibilizados juntamente com a 1ª parcela (após 7, 14 ou 30 dias da compra, conforme sua negociação com a Wirecard).


Premissa


Essa taxa será descontada do Marketplace e/ou Comprador, ou apenas do Vendedor.
Explicando melhor, se os compradores de sua plataforma pagam por quaisquer taxas, sejam elas de parcelamento e/ou taxas transacionais, se forem configuradas as taxas de antecipação na plataforma o comprador também pagará por essas taxas, mesmo que o repasse ao Gateway seja pelo Marketplace ou vendedor.
Caso não deseje que o comprador pague por essa taxa ou até mesmo as outras taxas (parcelamento e/ou taxas transacionais), essas taxas deverão ser configuradas apenas em seu Gateway de pagamento em contato direto com o Gateway de pagamento, assim somente o Marketplace ou Vendedor pagarão pelas taxas.

Na Wirecard (moip), somente é possível que o vendedor assuma a taxa de antecipação e/ou as demais taxas configuradas na plataforma se o Marketplace não receber comissão na plataforma, ou seja, se a comissão do Marketplace for de 0% o Gateway entende que o vendedor é responsável pelas taxas, do contrario somente é possível que o Marketplace e/ou comprador pague pelas taxas.
Saiba mais em: Analisando na pratica os cálculos das taxas em seu Marketplace e como funciona a distribuição de Split de pagamento.

Mesmo que a Antecipação seja definida no Gateway de pagamento para recebimento em  7, 14 ou 30 dias após a compra, caso seja configurada na plataforma, essas taxas são definidas mês a mês de 1 até 12 meses apenas, e se forem configuradas na plataforma serão sempre consideradas nas parcelas, salvo em caso do comprador não pagar por taxas, nesse caso, as parcelas não terão a antecipação consideradas na compra na visão do comprador, porém serão consideradas para o Split de pagamento na visão do Marketplace ou Vendedor. 

Campo de configuração para nosso time de suporte: 


Explicando sobre as taxas de antecipação e chargeback


Existe um risco associado a antecipação, que é o risco do comprador cancelar a compra antes do pagamento parcelado ser concluído. Isso é o que o mercado chama de Charge Back, pois acontece o estorno forçado do valor para o comprador, mesmo que ele já esteja com o produto em mãos.


Em virtude desse risco, há uma taxa cumulativa, proporcional à quantidade de parcelas, e a conta pode sair cara.

Está taxa pode ser absorvida pelo marketplace ou pode ser repassada ao comprador. É você quem decide. Mas é importante entender que se é você quem absorve a taxa, isso diminui a sua margem. Se é o comprador, o preço da compra parcelada pode aumentar consideravelmente (conforme descrito na premissa acima), levando à desistência.

Você consegue simular as taxas de antecipação na Calculadora de Juros da Wirecard.


Como ativar a antecipação de recebíveis


Antes de tudo, vale reforçar que a antecipação só se aplica a compras pagas com cartão de crédito. As compras por boleto têm seus valores repassados tão logo eles estejam disponíveis na Wirecard.

Para compras no cartão, está funcionalidade pode ser ativada durante a negociação inicial com a Wirecard em casos específicos, ou após operação bem sucedida com resultados comprovados (geralmente, 3 meses de operação com faturamento acima de 20 mil reais mensais).

É a Wirecard quem determina se a sua conta pode antecipar os recebíveis.


Se quiser prosseguir com a ativação, entre em contato com a Wirecard através do canal de suporte da empresa. O agente deve fazer algumas perguntas sobre a operação do seu marketplace e então eles seguirão para uma avaliação de risco.


Ativei a antecipação em meu gateway. E agora?


Se você deseja que o comprador pague por essas taxas, é só retornar para a nossa equipe de suporte informando as taxas de antecipação de 1 a 12 meses, pra que a gente configure na sua plataforma.
Caso seu comprador não pague por nenhuma taxa, também poderemos configurar na plataforma para serem consideradas nos parcelamentos durante o split de pagamento na visão de Marketplace ou Vendedor.

Mas caso o comprador pague por outras taxas (parcelamento e/ou taxas transacionais) e você não quer que o comprador pague por essa taxa de antecipação, a antecipação deverá ser configurada somente em seu Gateway de Pagamento.




Duvidas sobre taxas e responsáveis pelo pagamento de taxas no Split?
Acesse este artigo:
Configurações para definir os responsáveis pelos pagamentos de taxas no Marketplace