Sabemos da importância de fazer follow-up com usuários que se cadastram na plataforma mas não finalizam todo o cadastro, e além disso, enviar campanhas de e-mail marketing, para incentivar a compra do produto/serviço para uma lista de clientes cadastrados, com ofertas, promoções, newsletter, etc.

Pensando nisso iremos sugerir algumas ferramentas de automação de e-mails. Essas ferramentas automatizam esses processos, dando a possibilidade de coletar os usuários que estão na sua base.


Abaixo seguem algumas ferramentas, sendo que algumas são pagas e outras gratuitas:

- MailChimp: ferramenta gratuita para envio de e-mail marketing, assim como automação de e-mails, e criação de landing pages de captura de leads. É uma ferramenta mais "simples" de marketing, do que outras listadas mais abaixo, mas que atende muito bem em um estágio inicial do negócio. 

- RDStation, LeadLovers e HubSpot: essas ferramentas são mais focadas em captura de leads e automação de e-mails, para nutrir os leads capturados e converte-los em clientes. São ferramentas pagas, porém, mais completas e com um suporte e consultoria mais próximo.

- Mautic.org: é uma ferramenta gratuita de automação de marketing, mas assim como o Wordpress, apesar de ser gratuito, ele é mais técnico e exige um esforço maior para você aprender, instalar e configurar. Provavelmente você teria que ter a ajuda de um profissional especializado ou agência.

Além disso existem outras formas de se fazer isso

1. Outra forma de coletar os usuários cadastrados na plataforma é pela exportação dos dados dele por uma planilha em Excel, você pode visualizar essa opção no seu Painel Administrativo, aqui:

Dessa forma você consegue importar essa planilha para uma ferramenta de e-mail Marketing.

2. Ou através de integração de scripts, que capturam os leads através dos formulários de cadastrado da plataforma, ou pop-up's que são exibidas quando o usuário sai da página, por exemplo, solicitando o e-mail para inscrição em newsletter/promoções. Esse script pode ser adicionado pelo Painel Administrativo.

E nesse caso você pode inserir os scripts por essa opção no seu Painel: