Muitos empreendedores ficam na dúvida sobre quantos visitantes ou produtos a plataforma suporta, e se ela terá capacidade de atender a demanda de compradores e vendedores que o marketplace pretende alcançar, e a resposta é: sim, ela suporta uma grande quantidade de visitantes/acessos e também produtos em larga escala, mas alguns cuidados precisam ser tomados, antes que você faça grandes campanhas de marketing.

Atualmente, todas as plataformas dos nossos clientes são implantadas em uma configuração básica de produção (servidor micro) no AWS (Amazon Web Services), que é a hospedagem em nuvem, utilizada para rodar o seu marketplace.

Isso significa, que a plataforma tem capacidade de suportar muitos visitantes por dia, mas não suporta milhares de visitantes simultâneos, ou seja, milhares de pessoas realizando compras ao mesmo tempo. O mesmo ocorre com a quantidade de produtos cadastrados.

Nós configuramos sempre por padrão nessa estrutura básica de servidor, para evitar custos desnecessários de hospedagem, enquanto o cliente muitas vezes está ainda fazendo testes de marketing e aquisição de vendedores, ao invés de fazer um grande lançamento para uma grande audiência que já adquiriu anteriormente.

Ou seja, para uma etapa de testes de mercado do seu marketplace, e até para campanhas de marketing ou crescimento inicial de até 5 mil visitantes por dia, a estrutura padrão, normalmente é suficiente. Falando de quantidade de produtos, a na configuração básica do AWS, a plataforma suporta até 5 mil produtos cadastrados.

Porém, se você tem uma grande audiência de possíveis clientes, que seja mensurável, ou planeja fazer grandes campanhas de marketing, com orçamento definido e um alcance de pessoas previamente planejado, ou por fim, se você tem networking com vendedores que tenham grande quantidade de produtos para cadastrar na plataforma, nós recomendamos avisar a nossa equipe de suporte com antecedência, para que possamos dimensionar corretamente a sua hospedagem, para evitar que a plataforma fique indisponível por conta de uma quantidade de acessos simultâneos ou quantidade de produtos não suportada na estrutura básica de produção.

Dessa forma, siga os passos abaixo para informar a nossa equipe de suporte sobre a expectativa de acessos/produtos em um determinado período de tempo:

1 - Envie um e-mail para ajuda@ideianoar.com.br, com uma antecedência de 7 dias da sua campanha de marketing ou lançamento, contendo as seguintes informações abaixo:

  • Assunto do E-mail: Alteração de Hospedagem: [Nome do Marketplace]
  • Qual a quantidade de visitantes que você espera atrair para a plataforma?
  • Qual a quantidade de produtos de vendedores que você espera cadastrar?
  • Como foi feito o cálculo para gerar essa quantidade de visitantes/produtos estimado?
  • Qual a data de início e fim da campanha? (caso seja um campanha de marketing pontual)
  • Caso não seja uma campanha pontual, e sim uma expectativa recorrente de visitantes/produtos na sua plataforma: Quantos visitantes em média você espera receber por dia? Qual será o total de visitantes esperados no mês? Quantos produtos você espera cadastrar nos próximos 30 dias? E nos próximos 3 meses?
  • Qual data você deseja retornar para a configuração básica de produção? Ou deve ser mantida o novo dimensionamento de servidor por tempo indeterminado?

2 - Em seguida, vamos analisar em até 2 dias úteis a sua demanda de visitantes, e te responder com um dimensionamento de servidor adequado para suportar a demanda esperada, e qual será o custo estimado de hospedagem, para a sua aprovação.

3 - Após a aprovação do novo dimensionamento de hospedagem, nós seguimos com o processo de repasse dos custos de hospedagem no AWS para a sua propriedade, visto que o nosso plano inclui apenas uma hospedagem básica de produção, e para plataformas em larga escala, o cliente se torna responsável pelos custos provenientes do seu crescimento, ficando o Ideia no Ar limitado aos serviços de fornecimento da plataforma, suporte técnico e manutenção da hospedagem.

Dessa forma, você será orientado sobre o processo de inclusão do seu cartão de crédito na conta do AWS, para administração dos custos de hospedagem.

Quando esse processo for concluído, basta nos avisar, que seguimos com a configuração do novo dimensionamento de servidor, e te avisamos assim que tiver sido concluído, para que antes da sua campanha iniciar, a sua hospedagem esteja preparada para receber a quantidade esperada de visitantes e/ou produtos.

4 - Após a campanha ou lançamento, seja identificada a necessidade de retornar para uma configuração inferior no servidor da sua plataforma, para evitar gastos desnecessários, basta nos avisar novamente pelo ajuda@ideianoar.com.br, ou enviando um Chat para a nossa equipe pela Central de Atendimento

Importante: é essencial que o processo descrito acima seja cumprido por você, cliente do Ideia no Ar. Caso não sejamos avisados com antecedência sobre o aumento repentino de visitantes/produtos na sua plataforma, não podemos nos comprometer em prestar o suporte adequado em tempo hábil, visto que é necessário um planejamento para evitar quaisquer indisponibilidade da sua plataforma.