10. Pagamento em garantia (você está aqui)
Veja no vídeo abaixo como é a funcionalidade de pagamento em garantia na plataforma de orçamentos:
O que é Pagamento em Garantia?
É basicamente o processo de "segurar" a liberação do valor para o vendedor durante um determinado período, que por padrão é 14 dias (esse período é configurável na plataforma, podemos mudar isso). E tem todo um processo por trás disso, vamos começar com um fluxograma:
Nesse caso é um pedido que ficou acordado para ser entregue no dia 10/10, e caso o comprador libere o pagamento manualmente antes da data de liberação automática o pedido é concluído e o valor liberado, ou se ele não liberar manualmente, o valor será liberado no dia 24/10, automaticamente.
Importante: em paralelo a esse fluxo tem o prazo de recebimento do gateway de pagamento. Esse prazo de recebimento você pode ver diretamente com o gateway, normalmente o saldo pago com cartão de crédito é liberado em 14 ou 30 dias, e boleto em 3 dias.
Então se após o período em garantia o prazo do gateway de pagamento não tiver sido finalizado o valor ainda não é liberado. E se o valor já foi liberado pelo gateway de pagamento, mas ainda está em garantia, o valor ainda fica retido.
O prazo do gateway começa a contar a partir da data de pagamento.
Obs: se você optar pelo Gateway de Pagamento do Pagar.me é necessário realizar uma configuração a mais, veja ela abaixo da explicação da Abertura da Disputa, que se encontra abaixo:
Entenda como funciona o processo de abertura de disputa
Agora estamos no ponto em que o comprador já solicitou uma disputa, já sabemos que o valor está bloqueado pela plataforma, e a movimentação dele deve se manual. Veja no fluxograma abaixo quais as possibilidades que surgem após a abertura de uma disputa até a sua finalização.
E como o comprador solicita?
O comprador precisa acessar o pedido em questão e clicar em "Contestar entrega".
Dessa forma uma disputa será aberta e o vendedor notificado. Nesse primeiro contato comprador e vendedor conversam para tentar um acordo.
O comprador tem essa visão da disputa:
Os dois pontos destacados dá a opção de o comprador ter duas ações:
- Liberar pagamento: ao clicar nessa opção ele libera o pagamento imediatamente para o vendedor.
- Solicitar mediação: ele solicita uma mediação para o administrador, o qual tem o poder de liberar ou estornar o valor.
O vendedor tem essa visão da contestação
Os dois pontos destacados dá a opção de o vendedor ter duas ações:
- Estornar o pagamento: essa opção faz o valor ser estornado para o comprador.
- Solicitar mediação: ele solicita uma mediação para o administrador, o qual tem o poder de liberar ou estornar o valor.
Demonstrado um cenário em que foi solicitado uma mediação ao administrador
O administrador visualiza as disputas por esse caminho:
Nessa página ele visualiza todas as disputas e caso queira acessar alguma pode clicar no ID dela.
E então a disputa é vista dessa forma:
Conforme os pontos destacados, o administrador tem duas ações possíveis:
- Liberar o pagamento para o vendedor.
- Estornar o valor pro comprador.
Nesse fluxograma acima foi demonstrado como o pagamento em garantia se comporta mediante a uma solicitação de abertura de disputa do comprador, e retificando essa informação: caso seja aberta uma disputa, a liberação automática é cancelada, e a partir daí a liberação ou estorno do valor deve ser feito manualmente.
Importante: para confirmar se o pagamento em garantia está ativo na sua plataforma entre em contato conosco via ticket.
Se você usar o gateway de Pagar.me veja esse texto abaixo (se optou pela Wirecard não precisa continuar a leitura):
Configuração do pagamento em garantia no Pagar.me: nas configurações de recebedores do pagar.me você precisa parametrizar para o recebimento dos valores não serem automáticos, pois caso esteja como automático assim que o valor for recebido no pagar.me, isso é, quando o pagamento for confirmado o saldo é transferido para o vendedor.
Veja como acessar essa configuração abaixo:
Nessa tela a coluna "Transferência habilitada" deverá ficar com o valor "não", você pode editar o perfil de cada vendedor nessa tela mesmo.
Após o período de pagamento em garantia a plataforma executa uma atividade que solicita essa transferência, não sendo necessário que você faça esse processo manual.
Dessa forma o pagamento em garantia fica totalmente funcional.