Olá! ?

Vamos falar sobre reCAPTCHA? O que é? De onde veio?

O reCAPTCHA é um serviço gratuito do Google que auxilia na proteção de websites contra SPAM e abusos em geral. Um "CAPTCHA" nada mais é do que um Teste de Turing destinado a diferenciar humanos de bots (robôs). Ao adicionar reCAPTCHA em um website, é possível bloquear softwares automatizados enquanto que usuários bem-vindos continuam navegando com facilidade.

Entendido? ?

Então agora vamos às configurações!

Primeiro, é preciso acessar o painel administrativo do reCAPTCHA (para isso, é necessário possuir uma conta do Google) e registrar um novo site (ou você também pode clicar aqui).

Você deve se deparar com um formulário como este:

E agora, ficou fácil:

  1. Preencher um nome para a etiqueta (será o nome para esse registro, no painel do Google)
  2. Marcar a opção reCAPTCHA v3
  3. Inserir o endereço do domínio para o qual esse reCAPTCHA será registrado (para mais informações sobre como preencher este campo, é só posicionar o mouse sobre o ícone informativo ao lado, quando no site referenciado pela imagem) - importante: após digitar o endereço do domínio, clicar no símbolo + à esquerda do campo, para realizar o registro do mesmo ao formulário
  4. Certificar-se que o(s) e-mail(s) na seção "Proprietários" condizem com o que você pretende registrar
  5. Ler a política de privacidade e os termos de uso do Google, bem como os termos de serviço do reCAPTCHA e, caso concorde com tudo, marcar a caixa "Aceitar os Termos de Serviço do reCAPTCHA"
  6. Marcar - ou não - a caixa "Enviar alertas aos proprietários" (para mais informações sobre esses alertas, basta posicionar o mouse sobre o ícone informativo ao lado, quando no site referenciado pela imagem)

Feito isso, ao finalizar o preenchimento do formulário e realizar o registro, a tela seguinte conterá valores de "chaves" que serão utilizados na configuração do plugin na plataforma (não esqueça de anotar ou guardar esses valores):

> As chaves mostradas nessa imagem foram criadas apenas para fins demonstrativos e não possuem valores válidos ?

Agora poderemos habilitarmos o reCAPTCHA na sua plataforma. Para isso, pode contar com a nossa ajuda. Mas antes, você deve abrir um ticket para o suporte e nos enviae as seguintes informações:

- Chave de site

- Chave secreta (chave de servidor)

- Em quais telas gostaria de habilitar o reCAPTCHA:

> Tela de login

> Tela de cadastro de compradores

> Tela de cadastro de vendedores

> Tela de solicitação de orçamentos

Nós recomendamos que o reCAPTCHA seja habilitado pelo menos nas telas de cadastros, para promover maior segurança com os registros de entrada ao seu site.

E é isso. Muito obrigado pela leitura!

Até mais! ?