Se você tem um Markeplace de produtos, com certeza precisará viabilizar uma maneira para que seus compradores tenham uma cotação de fretes rápida e confiável, e que seus vendedores tenham uma forma fácil e rápida de gerenciar fretes pela plataforma.

O Melhor Envio é esta opção. Com o Melhor Envio, você tem as seguintes funcionalidades:

Tudo isso nas transportadoras:


E o melhor de tudo: não há custo para você, dono ou dona de Markeplace, e também não há custo adicional para seus vendedores.

Saiba mais sobre o Melhor Envio no site do serviço:

https://melhorenvio.com.br/


Integração com a plataforma de Marketplaces do Ideia no Ar


Nossa plataforma oferece a integração com o Melhor Envio pronta. Você só precisa criar uma conta no Melhor Envio, executar o setup e pronto: seus vendedores já poderão usufruir da integração.

O processo para habilitar a integração na sua plataforma não é complicado. Antes de tudo, a pergunta é a seguinte: você quer integrar para testes ou já para produção?


  • Em testes, você terá uma conta com saldo virtual de 10 mil reais para testar à vontade todo o processo de cotação, emissão de etiquetas e rastreio. A integração funciona como se estivesse em produção, mas você não gasta dinheiro e claro, as etiquetas são fantasia.
  • Em produção, aí a integração é pra valer: a cotação de fretes continua sendo gratuita, mas você precisa gastar dinheiro para comprar etiquetas e precisa postar o produto em uma agência da transportadora escolhida.


Se você escolheu o modo de testes, siga todos os passos deste processo partir do site https://sandbox.melhorenvio.com.br

Agora, se você escolheu o modo produção, siga todos os passos deste processo a partir do site https://www.melhorenvio.com.br

E é claro que você pode começar em testes e migrar para produção no momento do lançamento. Só terá que repetir o processo.

Para te ajudar na criação do aplicativo de integração, disponibilizamos um vídeo de demonstração e um passo a passo via texto.

Confira o vídeo abaixo:



1. Crie ou acesse sua conta do Melhor Envio

Este cadastro é da sua plataforma, e os vendedores não terão acesso a esse cadastro. Se a você vai também trabalhar com gateway de pagamento na sua plataforma, então o processo é o mesmo: você está criando a conta "guarda-chuva" para representar o seu marketplace no Melhor Envio.


2. Crie o aplicativo para o seu Markeplace

Acesse o menu Gerenciar > Tokens:


Localize o botão para Criar Aplicativo:

Preencha os dados do seu Aplicativo:


  • Nome do aplicativo: informe o nome do seu Markeplace
  • Site da sua aplicação: informe o site completo da sua plataforma, ex. https://www.meumarketplace.com.br 
  • E-mail de contato e E-mail de suporte: informe seu e-mail oficial com o domínio da plataforma, ex. suporte@meumarketplace.com.br
  • URL do seu ambiente de teste: repita o site completo da sua plataforma, ex. https://www.meumarketplace.com.br
  • URL onde vamos redirecionar [...]: informe o site completo da sua plataforma, terminando com /melhorenvio/authorization, ex. https://www.meumarketplace.com.br/melhorenvio/authorization
  • Descrição: capriche na descrição que aparecerá para os vendedores da sua plataforma quando eles forem configurar as próprias contas para usar seu aplicativo do Melhor Envio
  • Configuração: selecione a opção "Frete"


Importante: 

  • Em todos os campos que for inserir a URL do seu Marketplace insira sempre o "https" com o "s" ao final de "http".
  • Certifique-se também de que seja o domínio da plataforma já apontando em uma hospedagem, e não o link inicial da AWS (Exemplo do link inicial a NÃO ser inserido: http://ec2-11-11-11-11.compute-1.amazonaws.com).
  • Se sua plataforma utiliza um domínio, o "www" deve ser inserido (Ex.: https://www.dominio.com.br).
  • Se sua plataforma utiliza um subdomínio. o "www" não deve ser inserido pois o subdomínio é interpretado como o "www", nesse caso insira neste modelo: https://subdominio.dominio.com.br.

Antes de finalizar a criação do aplicativo verifique se o campo de redirecionamento (callback) foi inserido corretamente, neste modelo:


Você deve observar os campos de transportadoras que deseja utilizar, pois cada transportadora trabalha com dimensões máximas diferente para entregas, então é necessário avaliar qual vai atender aos produtos de seus vendedores.


Caso tenha duvidas, a melhor envio tem um artigo explicando cada uma das dimensões máximas das transportadoras disponíveis, é só clicar aqui. 


Para ativar as transportadoras diferentes das mais utilizadas (Correios e Jadlog) é preciso clicar abaixo da logo da transportadora ativando as opções (da mesma maneira que correios e jadlog estão ativas, marcando o botão de ativação para a direita).


Mantenha o restante das configurações como padrão.


E conclua a criação do aplicativo.


3. Repasse as chaves do seu Aplicativo para o time de suporte

Copie as chaves Client ID e Secret, e repasse essas informações pra gente através do canal de suporte no painel administrativo, como de costume.

   

É muito importante nos informar onde foram obtidas as chaves, na conta Sandbox ou Produção, ok?


PRONTO!

Agora é com a gente. Em pouco tempo, sua plataforma será configurada pelo nosso time de suporte e estará pronta para cotar fretes, gerar etiquetas e tudo mais através do Melhor Envio.


Agora, para entender como será a experiência de integração dos seus vendedores com a integração do Melhor Envio, continue lendo o artigo a seguir:

Melhor Envio: Processo de integração para os vendedores, cotação para compradores e gerar etiquetas de envio.