Se você tem um Markeplace de produtos, com certeza precisará viabilizar uma maneira para que seus compradores tenham uma cotação de fretes rápida e confiável, e que seus vendedores tenham uma forma fácil e rápida de gerenciar fretes pela plataforma.
O Melhor Envio é esta opção. Com o Melhor Envio, você tem as seguintes funcionalidades:
Tudo isso nas transportadoras:
E o melhor de tudo: não há custo para você, dono ou dona de Markeplace, e também não há custo adicional para seus vendedores.
Saiba mais sobre o Melhor Envio no site do serviço:
Integração com a plataforma de Marketplaces do Ideia no Ar
Nossa plataforma oferece a integração com o Melhor Envio pronta. Você só precisa criar uma conta no Melhor Envio, executar o setup e pronto: seus vendedores já poderão usufruir da integração.
O processo para habilitar a integração na sua plataforma não é complicado. Antes de tudo, a pergunta é a seguinte: você quer integrar para testes ou já para produção?
- Em testes, você terá uma conta com saldo virtual de 10 mil reais para testar à vontade todo o processo de cotação, emissão de etiquetas e rastreio. A integração funciona como se estivesse em produção, mas você não gasta dinheiro e claro, as etiquetas são fantasia.
- Em produção, aí a integração é pra valer: a cotação de fretes continua sendo gratuita, mas você precisa gastar dinheiro para comprar etiquetas e precisa postar o produto em uma agência da transportadora escolhida.
Se você escolheu o modo de testes, siga todos os passos deste processo partir do site https://sandbox.melhorenvio.com.br
Agora, se você escolheu o modo produção, siga todos os passos deste processo a partir do site https://www.melhorenvio.com.br
E é claro que você pode começar em testes e migrar para produção no momento do lançamento. Só terá que repetir o processo.
Para te ajudar na criação do aplicativo de integração, disponibilizamos dois vídeo de demonstração e um passo a passo via texto.
Observação: A criação dos aplicativos no modo de testes e modo de produção possuem etapas diferentes.
Confira o vídeo abaixo as etapas para criar uma conta no MODO DE TESTES:
Confira o vídeo abaixo criar uma conta no MODO DE PRODUÇÃO:
1. Crie ou acesse sua conta do Melhor Envio
Este cadastro é da sua plataforma, e os vendedores não terão acesso a esse cadastro. Se a você vai também trabalhar com gateway de pagamento na sua plataforma, então o processo é o mesmo: você está criando a conta "guarda-chuva" para representar o seu marketplace no Melhor Envio.
Acesse para criar uma conta:
- No modo de testes: https://sandbox.melhorenvio.com.br/cadastre-se
- No modo de produção: https://melhorenvio.com.br/cadastre-se
2. Crie o aplicativo para o seu Marketplace:
2.1. Criando aplicativo para modo de testes:
Acesse o menu Gerenciar > Tokens
Localize o botão "Novo Aplicativo":
Para preencher os dados do seu novo aplicativo siga as orientações do passo 2.3.
2.2. Criando aplicativo para modo de produção:
Acesse o menu Integrações > área Dev.
Localize o botão Cadastrar Aplicativo:
Para preencher os dados do seu novo aplicativo siga as orientações do passo 2.3.
2.3. Preenchendo os dados do aplicativo para completar o cadastro:
- Nome do aplicativo: deve ser descrito desta forma, nome do seu Marketplace + [Ideia no Ar]
- Site da sua aplicação: informe o site completo da sua plataforma, ex. https://www.meumarketplace.com.br
- E-mail de contato informe seu e-mail oficial com o domínio da plataforma, ex. atendimento@meumarketplace.com.br
- E-mail de suporte: informe o e-mail oficial do suporte da ideia no ar ajuda@ideianoar.com.br
- URL do seu ambiente de teste: repita o site completo da sua plataforma, ex. https://www.meumarketplace.com.br
- URL onde vamos redirecionar [...]: informe o site completo da sua plataforma, terminando com /melhorenvio/authorization, ex. https://www.meumarketplace.com.br/melhorenvio/authorization
- Descrição: capriche na descrição que aparecerá para os vendedores da sua plataforma quando eles forem configurar as próprias contas para usar seu aplicativo do Melhor Envio
- Configuração: selecione a opção "Frete"
Importante:
- Em todos os campos que for inserir a URL do seu Marketplace insira sempre o "https" com o "s" ao final de "http".
- Certifique-se também de que seja o domínio da plataforma já apontando em uma hospedagem, e não o link inicial da AWS (Exemplo do link inicial a NÃO ser inserido: http://ec2-11-11-11-11.compute-1.amazonaws.com).
- Se sua plataforma utiliza um domínio, o "www" deve ser inserido (Ex.: https://www.dominio.com.br).
- Se sua plataforma utiliza um subdomínio. o "www" não deve ser inserido pois o subdomínio é interpretado como o "www", nesse caso insira neste modelo: https://subdominio.dominio.com.br.
Antes de finalizar a criação do aplicativo verifique se o campo de redirecionamento (callback) foi inserido corretamente, neste modelo:
- Domínio: https://www.dominio.com.br/melhorenvio/authorization
- Subdomínio: https://subdominio.dominio.com.br/melhorenvio/authorization
2.3.1. Transportadoras para modo de testes:
Selecione todas as transportadoras disponíveis com as opções apresentas e marque também a opção "Extras", após isso basta clicar em "Cadastrar o aplicativo" e seguir para o passo 3 do artigo.
Observação: O modo de testes da Melhor Envio fornece como opção os Correios e Jadlog apenas para que você possa compreender como funciona a operação, mas no momento em que sua plataforma for para o modo de produção (uso real), você poderá trabalhar com outras transportadoras.
2.3.2. Transportadoras para modo de produção:
Você deve observar os campos de transportadoras que deseja utilizar, pois cada transportadora trabalha com dimensões máximas diferente para entregas, então é necessário avaliar qual vai atender aos produtos de seus vendedores.
Caso tenha duvidas, a melhor envio tem um artigo explicando cada uma das dimensões máximas das transportadoras disponíveis, é só clicar aqui.
Para ativar as transportadoras diferentes das mais utilizadas (Correios e Jadlog) é preciso clicar abaixo da logo da transportadora ativando as opções (da mesma maneira que correios e jadlog estão ativas, marcando o botão de ativação para a direita).
Mantenha o restante das configurações como padrão.
E conclua a criação do aplicativo.
3. Repasse as chaves do seu Aplicativo para o time de suporte
Copie as chaves Client ID e Secret, e repasse essas informações pra gente através do canal de suporte no painel administrativo, como de costume.
É muito importante nos informar onde foram obtidas as chaves, na conta Sandbox ou Produção, ok?
PRONTO!
Agora é com a gente. Em pouco tempo, sua plataforma será configurada pelo nosso time de suporte e estará pronta para cotar fretes, gerar etiquetas e tudo mais através do Melhor Envio.
Agora, para entender como será a experiência de integração dos seus vendedores com a integração do Melhor Envio, continue lendo o artigo a seguir: