Olá ?!
Você provavelmente chegou aqui pelo artigo sobre como configurar a integração do Melhor Envio na sua plataforma. Mas, se ainda não viu este artigo, então esta é uma excelente oportunidade para revisá-lo.
Após a configuração da integração na sua plataforma, a bola passa para os seus vendedores.
No Melhor Envio, cada vendedor tem sua própria conta, seu próprio painel, e usa seu próprio saldo para comprar, emitir e gerenciar etiquetas de frete. Mas fique tranquilo: se o vendedor ainda não tem uma conta, sua plataforma está preparada para guiá-lo em todos os passos, que serão muito mais simples que aqueles que você precisou seguir para habilitar a integração da sua plataforma.
Disponibilizamos um passo a passo em vídeo e também em texto, confira logo abaixo as duas opções:
Passo a passo em Vídeo:
Passo a passo em Texto:
O primeiro passo é acessar Minha Conta > Produtos > Configurações de entrega e habilitar o Melhor Envio, conforme o print abaixo:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229619832-5547c57a50a32b36f0c873b9-image.png)
Ao habilitar o Melhor Envio, o vendedor terá a opção de Criar uma Conta (sendo redirecionado automaticamente para o site do Melhor Envio) ou apenas conectar a conta dele à plataforma:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229620100-589f2f435d119038473bf60c-image.png)
O passo de cadastro é o mesmo que você já conhece. Então vamos pular direto para o passo de conectar a conta à plataforma.
Ao clicar no botão de conexão, o vendedor é direcionado para uma tela de login do próprio Melhor Envio, assim como acontece quando você usa logins sociais (login com Google, Facebook, LinkedIn e outros), onde revisa um pedido de uma plataforma para se conectar à sua conta:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229620948-de493d35f8571043d319d2eb-image.png)
Repare que o vendedor tem algumas opções, visto que ele mesmo gerencia a própria conta e a conexão dessa conta com a sua plataforma.
Depois disso, o vendedor é redirecionado de volta para a plataforma e pode habilitar o Melhor Envio para todos os produtos de uma vez só:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229621260-d9b08eaa4ac057a8fffa0b56-image.png)
Este botão existe porque o vendedor continua tendo a opção de habilitar ou desabilitar o Melhor Envio como modalidade de frete individualmente em cada produto:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229621516-ab88c31f3f4778e1cc893cb9-image.png)
E isso dá toda a liberdade necessária para seus vendedores configurarem os mais diversos produtos e formas de envio.
Como funciona a cotação de fretes
A cotação de fretes acontece automaticamente para o comprador, durante o fluxo de compra. O frete do Melhor Envio deve aparecer no anúncio do produto, no carrinho e nos detalhes do pedido (para o comprador e o vendedor).
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No carrinho:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229623325-f9ab070d1f91df640094fff6-image.png)
Então, o comprador conclui a compra e o controle retorna para o vendedor.
Como funciona a compra de etiquetas e rastreamento
Disponibilizamos um passo a passo em vídeo e também em texto, confira logo abaixo as duas opções:
Passo a passo em Vídeo:
Logo que a compra é finalizada, o vendedor vê a seguinte seção "Pacotes do Melhor Envio" nos detalhes do pedido, com o botão para comprar as etiquetas do pedido.
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229628143-6660e3ac6acf8942a782d721-image.png)
Ao clicar neste botão, o vendedor é direcionado para seu painel no Melhor Envio, onde poderá efetivar a compra e impressão das etiquetas.
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![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632019-87ea59cc5d97d1e212ebdc9a-image.png)
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632057-317bdf101ecdc6300227ddca-image.png)
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632125-ed056961368a99d83dd86b8d-image.png)
Ao retornar para os detalhes do pedido, a plataforma agora mostra a opção de imprimir as etiquetas e atualizar os códigos de rastreio.
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632263-59bef9ab757c7456a7851bf8-image.png)
Importante: nem sempre os códigos de rastreio ficam disponíveis imediatamente. O suporte do Melhor Envio explica que a demora acontece porque a etiqueta é gerada pelo sistema da transportadora (ex. Correios, Jadlog).
Logo que a etiqueta fica disponível, a tela apresenta-a da seguinte forma:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632481-4d03aae39aa81db0f0ffa41e-image.png)
Então, vendedor e comprador podem clicar no código da etiqueta para acompanhar a entrega diretamente no site do Melhor Envio.
Esta abaixo é a visão do comprador:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/229632629-041a7bb1f5b2da403d3186b4-image.png)
Notificando o comprador
O vendedor, com o número de rastreio em mãos, acessa o pedido em questão e muda o status para A caminho (enviado):
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/208864010-2963debd33a3eccdbc9ee368-image.png)
E abre a opção de o código de rastreio ser inserido:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/208864181-9354ec783a9eb811a55b5d42-image.png)
Agora um e-mail para o comprador com o número de rastreio é disparado pela plataforma. Inclusive o comprador pode visualizar o código de rastreio em seu perfil:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/208864996-7c4ddef616265dab7f80d943-image.png)
Importante: a plataforma não atualiza sozinha o status dos Correios, esse processo é manual, quem atualiza e informa que o produto chegou é o vendedor. Ele tem a opção de informar que o produto foi entregue:
![](https://ideianoar-freshdesk-articles.s3.amazonaws.com/4278809-melhor-envio-integracao-para-os-vendedores-e-compradores/208865436-cd78220a951229a7d0b92a47-image.png)
Dessa forma o processo está concluído.
PRONTO!
Este é o processo de cotação, compra de etiquetas, rastreio de pacotes pelo Melhor Envio e alteração nos status do pedido.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo canal de suporte, dentro do painel admin da sua plataforma ?