Para envio de e-mails transacionais automáticos do marketplace, é utilizada uma integração terceira com a plataforma Sendgrid.Com. Com ela o marketplace envia automaticamente para o e-mail dos usuários, avisos de movimentações nas compras, pedidos, cadastros de usuários, entre outras.


Assim que entregamos o marketplace pré-customizado em sua implantação, essa integração já está pronta para realizar os envios automáticos. Como utilizamos uma conta Sendgrid do Ideia no Ar, assim como chaves e certificados de envio de e-mails próprias para o seu marketplace, não é necessário se preocupar com o funcionamento desta integração enquanto estiver com um plano suporte contratado conosco.


Se tiver curiosidade de quais são os e-mails enviados automaticamente pelo marketplace, basta acessar seu painel administrativo> templates de e-mail, e a lista nesta página mostrará todos os e-mails transacionais enviados automaticamente na plataforma. 



Você também pode customizar os textos que são enviados nos templates para ficarem com a cara do seu marketplace clicando em "editar".



Lembrando que todos os templates já tem suas regras de envio configuradas, portanto, não é possível criar ou alterar a regra de envio de qualquer template de e-mail. 


O marketplace também não disponibiliza qualquer serviço de envio de e-mails marketing, para campanhas ou notificações avulsas aos usuários. Os templates são responsáveis somente pela notificação via e-mails de movimentações de usuários e pedidos dentro do marketplace.


Para campanhas de marketing uma plataforma terceira deve ser contratada, como Mailchimp, Leadlovers, entre outras. Mas, para facilitar este serviço, pode ser exportada uma planilha com os e-mails dos usuários. Você encontrará essa função dentro do painel administrativo do marketplace, acessando "vendedores ativos" e "compradores ativos" e clicando em "exportar como planilha". 



Para avisos aos usuários, pode ser utilizada a função "notificações" dentro do painel administrativo, onde é enviado um pop-up com a mensagem desejada para todos os usuários que tenham dado aceite em "receber notificações" quando acessaram a plataforma pela primeira vez, ou usuários que tenham o webapp instalado em seu dispositivo. Para mais detalhes sobre essa função acesse este artigo