Alguns templates de email da plataforma oferecem variávies condicionais, ou seja, variáveis que possibilitam incluir conteúdo quando condições específicas são antendidas.

Se o template que você está editando oferecer esse tipo de variáveis, você verá as condições possíveis à direita, logo abaixo das variáveis convencionais.

Dica: se esta seção não estiver presente, então o template que você está editando não oferece variáveis condicionais ;)

Como usar uma variável condicional

Atenção, pois as variáveis condicionais têm uma forma expecífica de aplicação. Se você não aplicar exatamente conforme estas instruções, infelizmente não vai funcionar.

Diferente das variáveis comuns, a variável condicional precisa de duas partes: uma de abertura e outra de fechamento, para que você possa especificar o conteúdo condicional no meio.

Por exemplo, de acordo com a imagem acima, se você quiser incluir uma mensagem especial para o vendedor somente quando a modalidade de pagamento do pedido é por fora da plataforma, faça o seguinte:

[IF:IS_OFFLINE_PAYMENT]
Sua mensagem condicional vem aqui dentro...
[/IF:IS_OFFLINE_PAYMENT]


Pronto.

Repare que a única diferença entre a abertura e fechamento da variável é o caracter da "barra" (/) que vem no fechamento.

Dentre as tags de abertura e fechamento, você pode incluir qualquer conteúdo em texto, e pode também incluir outras variáveis. Veja este exemplo:

[IF:IS_OFFLINE_PAYMENT]
Veja uma mensagem que contém várias linhas:
Nesta linha vamos mostrar o código do pedido: [ORDER_ID]
E também o status do pedido: [ORDER_STATUS]
[/IF:IS_OFFLINE_PAYMENT]


Agora, pode ser que você queira mostrar uma mensagem diferente quando essa condicional NÃO for atendida. Neste caso, quando o pagamento NÃO ocorrer por fora da plataforma. Isso também é possível, e você pode conferir os detalhes neste outro artigo aqui:

Como usar variáveis condicionais negativas no template de email

Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte que a gente te ajuda :)