Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pelo Google no qual, ao ativar usando uma conta do Google, e ao cadastrar um site você recebe um código para ser inserido no seu site.

    O Analytics é capaz de identificar a taxa de exibição de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

    

Instalação

    No MarketPlace Ideia no Ar é possível instalar o Google Analytics de duas formas, via Tag Manager ou informando o sem o Tag Manager informando o ID das métricas à equipe de suporte

  • Com Tag Manager: É possível instalar diversas tag, inclusive a do Google Ananlytics, criar eventos personalizados, acionar em cliques de botões ou páginas especificas, assegurar o acesso ao Changelog, permite fazer testes e debugs, quando for preciso mudar algo não será preciso um programador ou solicitar a equipe de desenvolvimento. O Próprio administrador pode criar as próprias métricas e quantas métricas ou eventos quiser. Para mais detalhes acesse esse link.
  • Sem o Tag Manager: Apenas duas métricas são possíveis, geral e pagamento. O administrador deve criar essas métricas em sua conta do Google Analytics e passar a equipe de suporte. Para mais detalhes acesse esse link.