Veja no vídeo abaixo uma visão geral da funcionalidade de pagamento em garantia na plataforma de produtos:





Pagamento em garantia e custodia, tratam-se mesma funcionalidade, o termo "pagamento em custodia" é utilizado pelo Gateway de pagamento da Wirecard (moip), mas você verá neste artigo que ambos são referente ao mesmo assunto.

Para facilitar no entendimento, utilizaremos o termo "pagamento em garantia".


O que é Pagamento em Garantia?


O pagamento em garantia é o processo de reter o saldo de um vendedor durante um determinado período, para garantir que a entrega ocorreu normalmente, garantindo que durante esse período estipulado o comprador possa contestar a entrega do pedido.


Por padrão na plataforma, esse período em garantia são de 14 dias para cliente integrados com o Gateway de pagamento da Moip e 30 dias para clientes integrados com gateway de pagamento da Pagar.me. Esse períodos em garantia poderão ser alterado por você, basta alinhar com seu gateway de pagamento e informar o novo período à nossa equipe de suporte/implantação:

  • Se seu gateway de pagamento é da Moip, precisaremos que seja informado o período em custodia alinhado com seu gateway.
  • Se seu gateway de pagamento é da Pagar.me, precisaremos ser informados com relação ao período de liberação de saldo.

Porque na Pagar.me o nome é "período de liberação de saldo"?


No caso de nossa integração com o gateway de pagamento da Pagar.me, em nossa versão de integração não há a configuração de pagamento em garantia via API, ou seja, para que pudéssemos seguir com essa regra em ambas as integrações, criamos diretamente no codigo fonte de sua plataforma essa funcionalidade, desta forma o pagamento em garantia é considerado igualmente em ambos os gateway de pagamento.

Mas a nossa configuração interna só é considerada quando a data de liberação de saldo de seu gateway é menor ou igual aos dias em garantia estipulados.  

Para facilitar, veja um exemplo: 
Se a data de liberação de saldo é de 30 dias e o pagamento em garantia na plataforma é de 14 dias, será considerada a maior data, neste exemplo: 30 dias. 
Então quando estiver contratando o gateway de pagamento Pagar.me, e quiser que sua plataforma utilize o Pagamento em Garantia é importante o alinhamento dessa data de liberação de saldo, garantindo que seja menor que os dias em garantia estabelecidos. 


Vale ressaltar também que o pagamento em garantia em ambos os gateways de pagamento, começa a contar a partir do status do pedido como "pedido entregue", enquanto que a data de liberação de saldo começa a contar a partir do dia da efetivação de pagamento do pedido feito pelo comprador e essa data é recebida diretamente em seu gateway de pagamento da Pagar.me, veja mais detalhes abaixo:


Quando o período em garantia começa a contar?


  • Começa a contar a partir do prazo de entrega do produto. 

    Isso significa que cabe ao vendedor confirmar que o produto foi entregue, atualizando manualmente o status do pedido como "pedido entregue":



Prazos de liberação de valores:

O prazo de recebimento de compra ao gateway de pagamento deverá ser analisado diretamente com seu gateway, por padrão a liberação do saldo de compras com cartão de crédito é de 14 dias (utilizando o Gateway da Moip) ou 30 dias (utilizando o Gateway da Pagar.me), e boleto é de até 3 dias uteis (para compensação bancaria). 
Em caso de compras por boletos, além dos 3 dias estipulados acima, ambos os Gateway tem como regra adicionar um ou dois dias a mais (D+1 / D+2), desde o recebimento até a disponibilização/bloqueio do valor. Dito isso, considere a até 5 dias úteis ao todo, para a validação de pagamento e liberação do valor. 
Lembrando também que mesmo com o saldo liberado no Gateway de pagamento, a disponibilização dos valores pela plataforma aos vendedores são apenas ao finalizar o período em garantia estabelecidos, se não houve contestações de entrega e o status do pedido alterado para: "pedido concluído".

Então se após o período em garantia, o prazo do gateway de pagamento não tiver sido finalizado o valor ainda não é liberado. E se o valor já foi liberado pelo gateway de pagamento, mas ainda está em garantia, o valor ainda fica retido, a maior data para liberação de saldo é a data que é considerada.

Reforçando as orientações anteriores:

  • O prazo de validação de pagamento no gateway começa a contar a partir da data de efetivação de pagamento.
  • O prazo do período em garantia começa a contar a parir do status do pedido alterado para "pedido entregue".

Como o vendedor visualiza o prazo de pagamento em garantia e liberação de saldo?

No painel de vendas do vendedor, apenas quando um pedido muda para o status de "pedido entregue", o vendedor e/ou administrador conseguem visualizar nos detalhes do pedido a informação: "Liberação Automática do Pagamento", e ao lado há um link de "Saiba mais" com instruções de como funciona os critérios da data que aparece, da mesma forma que explica no titulo anterior de "Prazos de liberação de valores":

1°)



2°)

3º)



Configuração na Pagar.me para que o período em garantia funcione pela plataforma: 

Nas configurações de recebedores do pagar.me você precisa parametrizar para o recebimento dos valores não serem automáticos, pois caso esteja como automático assim que o valor for recebido no pagar.me, isso é, quando o pagamento for confirmado o saldo é transferido para o vendedor de forma imediata.

Veja como acessar essa configuração abaixo:



Nessa tela a coluna "Transferência habilitada" deverá ficar com o valor "não", você pode editar o perfil de cada vendedor nessa tela mesmo.

Após o período de pagamento em garantia a plataforma executa uma atividade que solicita essa transferência, não sendo necessário que você faça esse processo manual.

Dessa forma o pagamento em garantia fica totalmente funcional.


Preciso configurar em meu gateway da Moip para que o período em garantia funcione pela plataforma?


Você não precisa realizar nenhuma configuração diretamente no gateway, o pagamento em garantia já funciona normalmente na Moip, mas caso precise que os dias sejam diferente de 14 que é o padrão, basta apenas alinhar com o suporte da Moip e repassar o novo período à nossa equipe de suporte/implantação.


Observação importante: Apenas no caso do gateway de pagamento da Moip o saque é sempre manual, a partir do botão "solicitar saque":


na Pagar.me o saldo é liberado automaticamente ao vendedor, assim que a data de liberação de saque e/ou data pós pagamento em garantia é finalizada. 


Duvidas sobre contestação de entrega e reembolso de um pedido cancelado?

Saiba mais em: 
Pagamento em garantia | Pagamento em custodia