Criada em 2018, mas em vigor desde de agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados se faz necessária uma mudança brusca nas operações de empresas que utilizam dados de seus clientes e usuários. Os dados só poderão ser utilizados se obedecerem aos princípios da LGPD – as chamadas Bases Legais da LGPD, sendo consentidos de forma transparente e objetiva.
Saiba o que isso influencia no seu negocio LGPD
Cookies são pequenos arquivos de texto que armazenam por um período o que o usuário está fazendo. Cookies armazenam seu histórico de navegação, bem como logins e senhas. Sabe quando você entra pelo seu navegador em algum site, e ele reconhece que você já havia acessado anteriormente, te dando acesso automático a sua área privada/logada sem pedir a senha de novo?
Então, isso acontece, pois, aquele site colocou um “Cookie", ou seja, uma “marca” no seu navegador, como autorizado com aquela informação de acesso.
Essa mesma lógica acontece quando você dá um like em uma foto do instagram, coloca um produto no carrinho do site, pra decidir se compra depois ou não. Todas essas informações são gravadas em cookies de internet e podem ser utilizadas.
Cookies First Party; São aqueles gerados pelo próprio domínio. Ou seja, na perspectiva do dono do site, são as informações que os visitantes geram durante a sua navegação. – Quais abas você visitou; – Se procurou algum produto, adicionou a alguma lista e “esqueceu ele no carrinho”; – Se preencheu algum formulário, etc.
Estas informações são de fato “geradas” pela nossa navegação, e os cookies são uma das maneiras de armazenarmos isso. Quando o sistema gera um cookie, este tem um identificador que grava as informações no banco de dados da empresa, bem como no navegador do visitante. Um exemplo bastante simples é de quando acessamos um portal de notícias e nos deparamos com o famoso Pay Wall, “você já atingiu o número de notícias lidas por dia, assine nossos serviços”.
Como ele sabe que você já leu tal matéria? Simples, pelos cookies que ele grava em seu navegador a cada artigo lido.
Cookies de Third Party; Diferentemente, são cookies de terceiros, de qualquer fonte externa ao domínio. Ou seja, empresas terceiras ao dono do site que também disparam seus cookies para registro das informações dos seus visitantes.
Na maioria das vezes estes cookies de terceiros devem (ou ao menos deveriam) ser todos autorizados para ali estarem, caso contrário o dono do site pode tomar um susto com a quantidade de gente “sugando "os dados dos seus(s) site(s).
Quem precisa da política de cookies?
Todos os sites, e-commerces e marketplace que tratam dados. Se o seu site processa dados pessoais ou dados que, cruzados, podem identificar uma pessoa individualmente, ele precisa ainda mais de uma revisão na forma como essas informações são processadas.
Como eu configuro a política de cookies?
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