Premissa
Esse processo é para realizar o reembolso de forma manual diretamente em seu gateway de pagamento, mas é importante ressaltar que o reembolso de um pedido acontece de forma automática na maioria das vezes, dependendo apenas de que o pedido esteja com o status "cancelado" na plataforma, para evitar que algum fluxo ocorra de maneira incompleta ou com erros.
Para o reembolso automático oriente ao vendedor ou faça login como vendedor, localize o pedido em "Negócios/Minhas Vendas" e altere o status do pedido:
Nesse caso do Pedido cancelado é levado em consideração 2 situações:
Primeiramente, a situação em que o produto ainda não foi entregue para o comprador, onde também não está em trânsito de entrega, para que por garantias, o comprador não receba o produto e o valor de reembolso.
Assim, o reembolso acontece automaticamente pelo seu Gateway de pagamento caso o Status do Pedido estava nas seguintes fases antes do cancelamento:
- Pagamento realizado: pagamento recebido pela plataforma/vendedor;
- Aguardando envio: pedido aguardando envio do vendedor;
- Pedido processado: o pedido foi recebido pela plataforma.
A segunda situação é de quando o pedido já foi entregue ou foi enviado pelo vendedor:
- A caminho (enviado): pedido enviado pelo vendedor;
- Pedido entregue: pedido entregue ao comprador.
Na segunda situação a plataforma e o Gateway não podem fazer o reembolso automático para que não ocorra fraudes ou extravio do produto. Então o valor estornado fica retido no Gateway de pagamento, até que seja feito o reembolso manual.
Nesse caso, caberá ao Administrador fazer o reembolso manualmente acessando a conta do Gateway de pagamento e fazer a devolução monetária.
E cabe ao vendedor combinar com o comprador a devolução do produto, conforme o artigo: Processo de devolução de produto.
Caso o pedido esteja com o status de:
- Pedido concluído.
Significa que o período em garantia finalizou e o vendedor já recebeu o valor da venda, além disso o administrador também já recebeu a comissão da venda, então não há saldos a serem reembolsados na plataforma e no gateway de pagamento, a única forma dos valores serem estornados é o vendedor e administrador resolverem por fora da plataforma e por fora do gateway de pagamento, combinando o deposito do valor diretamente para o comprador e o processo de devolução de produto.
Processo reembolso/estorno manual pelo Gateway
1° - Moip (Wirecard)
Acesse seu painel da Moip e clique em "Pedidos":
Em seguida selecione o pedido que deseja reembolsar o valor ao comprador:
Ao abrir o pedido, clique no botão "Reembolsar":
Analise os detalhes do pedido e clique em "Reembolsar" novamente:
Na tela que aparecer, desça até o final e finalize o reembolso para o comprador:
Para evitar erros, ou problemas no fluxo de uma venda da plataforma, garanta que na plataforma o pedido esteja no seguinte status:
- Pedido cancelado.
Base de conhecimento da Moip a respeito: Como realizar um Reembolso/Estorno?
2° - Pagar.me
Na pagina inicial clique em "transações", localize o pedido que deseja estornar e clique no ID da transação:
Ao visualizar a transação, clique em "Estornar":
Analise aos dados, em seguida clique em "continuar" e finalize clicando em "Estornar transação":
Após estornar a transação aparece da seguinte forma:
Para evitar erros, ou problemas no fluxo de uma venda da plataforma, garanta que na plataforma o pedido esteja no seguinte status:
- Pedido cancelado.
Base de conhecimento da Pagar.me a respeito: Estorno | Como estornar uma transação
Saiba mais sobre: Pagamento em garantia / pagamento em custodia.