Premissa

Esse processo é para realizar o reembolso de forma manual diretamente em seu gateway de pagamento, mas é importante ressaltar que o reembolso de um pedido acontece de forma automática na maioria das vezes, dependendo apenas de que o pedido esteja com o status "cancelado" na plataforma, para evitar que algum fluxo ocorra de maneira incompleta ou com erros. 

Para o reembolso automático oriente ao vendedor ou faça login como vendedor, localize o pedido em "Negócios/Minhas Vendas" e altere o status do pedido:


Nesse caso do Pedido cancelado é levado em consideração 2 situações:

Primeiramente, a situação em que o produto ainda não foi entregue para o comprador, onde também não está em trânsito de entrega, para que por garantias, o comprador não receba o produto e o valor de reembolso.
Assim, o reembolso acontece automaticamente pelo seu Gateway de pagamento caso o Status do Pedido estava nas seguintes fases antes do cancelamento:

  • Pagamento realizado: pagamento recebido pela plataforma/vendedor;
  • Aguardando envio: pedido aguardando envio do vendedor;
  • Pedido processado: o pedido foi recebido pela plataforma.

A segunda situação é de quando o pedido já foi entregue ou foi enviado pelo vendedor:

  • A caminho (enviado): pedido enviado pelo vendedor;
  • Pedido entregue: pedido entregue ao comprador.


Na segunda situação a plataforma e o Gateway não podem fazer o reembolso automático para que não ocorra fraudes ou extravio do produto. Então o valor estornado fica retido no Gateway de pagamento, até que seja feito o reembolso manual.
Nesse caso, caberá ao Administrador fazer o reembolso manualmente acessando a conta do Gateway de pagamento e fazer a devolução monetária.
E cabe ao vendedor combinar com o comprador a devolução do produto, conforme o artigo: Processo de devolução de produto.


Caso o pedido esteja com o status de:

  • Pedido concluído.


Significa que o período em garantia finalizou e o vendedor já recebeu o valor da venda, além disso o administrador também já recebeu a comissão da venda, então não há saldos a serem reembolsados na plataforma e no gateway de pagamento, a única forma dos valores serem estornados é o vendedor e administrador resolverem por fora da plataforma e por fora do gateway de pagamento, combinando o deposito do valor diretamente para o comprador e o processo de devolução de produto.


Processo reembolso/estorno manual pelo Gateway



1° - Moip (Wirecard)


Acesse seu painel da Moip e clique em "Pedidos":



Em seguida selecione o pedido que deseja reembolsar o valor ao comprador:



Ao abrir o pedido, clique no botão "Reembolsar": 



Analise os detalhes do pedido e clique em "Reembolsar" novamente: 


Na tela que aparecer, desça até o final e finalize o reembolso para o comprador:







Para evitar erros, ou problemas no fluxo de uma venda da plataforma, garanta que na plataforma o pedido esteja no seguinte status:

  • Pedido cancelado.


Base de conhecimento da Moip a respeito: Como realizar um Reembolso/Estorno?



2° - Pagar.me


Na pagina inicial clique em "transações", localize o pedido que deseja estornar e clique no ID da transação:



Ao visualizar a transação, clique em "Estornar":





Analise aos dados, em seguida clique em "continuar" e finalize clicando em "Estornar transação":


Após estornar a transação aparece da seguinte forma:




Para evitar erros, ou problemas no fluxo de uma venda da plataforma, garanta que na plataforma o pedido esteja no seguinte status:

  • Pedido cancelado.

Base de conhecimento da Pagar.me a respeito: Estorno | Como estornar uma transação



Saiba mais sobre: Pagamento em garantia / pagamento em custodia.