Esse artigo foi escrito com o objetivo de te auxiliar no processo de implantação. Recomendamos que esse processo seja seguido no prazo de 30 dias. Em paralelo você vai receber diariamente e-mails de implantação que também vão te auxiliar nesse processo. 

Para dúvidas ou problemas pontuais, saiba nesse link aqui como entrar em contato com o nosso suporte.

Cronograma de Implantação

A duração de cada atividade descrita abaixo, varia muito de cliente para cliente, pois depende de quantas pessoas estão envolvidas no processo de implantação, se estão dedicadas full time ao projeto, qual a experiência da sua equipe com plataformas digitais, além de algumas atividades que exigem um tempo de configuração da nossa equipe de suporte.

Por isso, recomendamos que você considere um prazo mínimo de 20 até 30 dias para implantar completamente a plataforma, com todas as configuração necessárias como domínio, certificado de segurança, gateway de pagamento, e inclusive contendo vendedores/produtos ou prestadores de serviços cadastrados, antes de anunciar seu marketplace para clientes finais.

Você pode otimizar esse tempo de implantação, porém, no nosso processo padrão, sugerimos que as atividades sejam distribuídas da seguinte forma:

  • Semana 1: Atividades de 1 à 3
  • Semana 2: Atividades de 4 à 7
  • Semana 3: Atividades de 8 à 9
  • Semana 4: Atividades de 10 à 12

- O primeiro passo é a customização das imagens da plataforma. Nesse link você pode conferir dicas de quais imagens escolher, e nesse link indicamos algumas ferramentas que fornecem essas imagens.


2. Textos da plataforma

- Você tem a possibilidade de alterar textos da plataforma pelo seu painel administrativo, deixando seu Marketplace com a cara do seu negócio, veja como fazer isso nesse link.


3. Cadastro de categorias e variantes

- No painel administrativo existe a possibilidade de cadastrar filtros de pesquisa, sendo eles categorias e variantes, saiba como usá-los acessando o artigo de seu negócio.

  • Marketplace de produtos, agendamento e aluguel: clique aqui
  • Marketplace de serviços e venda de leads: clique aqui


4. Cadastro do vendedor

- Nessa fase você pode se dedicar a entender como funciona o cadastro do vendedor, simulando um cadastro e cadastrando um serviço/produto. Fazendo isso você pode utilizar esse cadastro como exemplo para prospectar vendedores para a plataforma posteriormente.

Aviso: Recomendamos que não faça cadastros reais de vendedores, até que o passo 10, seja concluído, ou seja, até que você tenha o Gateway de Pagamento configurado em Produção. Isso porque se você tiver feito cadastros de vendedores com o Gateway de testes, após ativar o modo de produção, os dados bancários dos vendedores serão perdidos, podendo gerar retrabalho.


5. Cadastro do comprador

- Agora sugerimos que você navegue no cadastro do comprador, fazendo um cadastro e simulando uma compra de testes, lembrando que, como você está na fase de implantação as compras não são reais, então você pode usar o seguinte cartão de testes:

Número: 4111 1111 1111 1111
Nome: Cliente teste
Data: 12/2022
Cód: 123.


6. Apontando o domínio

- A qualquer momento você pode apontar o domínio da plataforma, sendo necessário apenas você já ter escolhido e comprado ele. Saiba como realizar essa configuração clicando aqui

Observação: o domínio leva até 48hrs para propagação após apontado, e além disso, nossa equipe de suporte faz a configuração do certificado de segurança (HTTPS), para garantir a segurança das páginas do seu marketplace. No total, esse processo pode levar até 3 dias úteis para ser concluído, e com isso é importante você definir e enviar os acessos do seu domínio com antecedência pelo Chat de Suporte.



7. Configurando Melhor Envio

(configuração necessária somente em marketplaces de produtos)

- Se você tem um marketplace de produtos e seus vendedores fazem envio dos produtos ofertados, você pode integrar o Melhor Envio a qualquer momento, para isso basta você acessar o site do melhor envio, realizar o seu cadastro, copiar as chaves Client ID e Secret, e repassar essas informações pra gente através do canal de suporte no painel administrativo. Para saber como realizar essa configuração passo a passo clique aqui


8. Legalização do seu negócio

- O processo de legalização é muito importante para garantir a formalização da sua empresa. Ter um CNPJ vinculado aos CNAES adequados para o seu modelo de negócio e garantir Termos de Uso e Políticas de Privacidade para a sua plataforma garantem segurança jurídica para o seu negócio. Veja abaixo algumas dicas sobre esse assunto:

  • Questões contábeis do seu negócio, clique aqui
  • Questões jurídicas do seu negócio, clique aqui
  • Padrão dos termos e políticas de uso, clique aqui
  • Dúvidas sobre a LGPD em relação ao seu Marketplace, clique aqui
  • Dicas sobre CNAE e Ebook sobre Tributação em Marketplace

Observação: caso você ainda não tenha um CNPJ para usar no seu marketplace, e/ou não tenha feito ainda os Termos de Uso e Política de Privacidade, recomendamos que inicie esse processo com antecedência, visto que é uma atividade-chave para garantir a segurança jurídica entre todas as partes envolvidas no marketplace (administrador, vendedor e comprador)

9. Gateway de pagamento

- Crie uma conta em um gateway de pagamento: o gateway é a fase final da implantação, contudo recomendamos que você crie uma conta assim que apontarmos o domínio. 

Trabalhamos com dois gateway's, são eles:

Veja nesse artigo o que acontece quando o gateway de pagamentos é ativado no modo "produção", e os cuidados que você deve ter com relação aos dados bancários dos vendedores.

Observação: O processo de aprovação da sua conta no Gateway de Pagamento pode levar alguns dias úteis, variando o prazo conforme a sua negociação com o Gateway escolhido e os processos de aprovação dele. Além disso, após ativarmos o Gateway em produção na sua plataforma, é recomendado que sejam feito testes reais, mesmo que com valores mais baixos, para garantir o funcionamento. Com isso, logo após o apontamento do domínio, faça a criação da sua conta no Gateway de Pagamento, e nos envie com antecedência as chaves de produção, para evitar atrasos no seu lançamento.


10. Invista tempo na plataforma

- Teste bastante a plataforma: faça compras de testes, cancelamento de compras, abra uma disputa, observe os meios de entrega do serviço/produto. É importante você testar bastante a plataforma para conhecer cada vez mais como ela funciona, e também saber como sanar as dúvidas dos seus compradores e vendedores.


11. Concluindo a Configuração do Gateway de Pagamento

- Configuração do gateway: com a conta já criada vamos configurar o gateway na plataforma, precisamos que nos passe as chaves de API geradas pela ferramenta, você pode coletar elas e nos passar via Chat do Suporte.

Observação: Após configurado o gateway em modo produção, você deve fazer testes de compra reais na sua plataforma (mesmo que com valores mais baixos), simulando a experiência tanto como comprador, como vendedor. Com isso você verifica se está tudo funcionando corretamente para o seu modelo de marketplace, quanto entende melhor todos os fluxos de compra/venda com dados reais de produção. Se identificar qualquer problema, nos avise  abrindo um ticket na Central de Atendimento .

12. Ferramentas Adicionais para Turbinar o seu Markteplace

- Estamos na parte final da sua implantação e agora temos algumas dicas de ferramentas que podem te ajudar com marketing, contato com os clientes, entre outros, acesse esse link e confira!

Nossa plataforma também possibilita que você relacione suas redes sociais nela, veja quais estão disponíveis e como fazer aqui.

Tudo pronto para Lançar? Calma aí, temos orientações finais!

Após cumprir todas as atividades do Check-list, recomendamos que antes de lançar seu marketplace tanto para os vendedores/prestadores de serviços se cadastrarem, quanto para compradores finais realizarem compras, você faça todos os testes de ponta a ponta, como comprador e vendedor, realize compras de teste com o Gateway de Pagamento configurado em produção, para garantir que está tudo certo com os principais fluxos da plataforma e evitar problemas de última hora.

Caso identifique algum erro, entre em contato pelo Ticket em nossa Central de Ajuda informando mais detalhes sobre o problema, para que seja resolvido antes de você anunciar para vendedores e compradores reais.

Em paralelo aos seus testes, que serão após a finalização do Check-list, nossa equipe de implantação fará alguns testes com o intuito identificar possíveis erros e configurações a serem feitas. Além disso, confira o aviso abaixo.

AVISO IMPORTANTE SOBRE VOLUME DE ACESSOS

Caso você esteja planejando um grande lançamento, com expectativa de receber um volume alto de visitantes em um curto espaço de tempo, ou mesmo após o lançamento caso queira fazer campanhas de marketing para impactar muitos usuários, é necessário avisar a nossa equipe com antecedência, conforme as orientações nesse artigo aqui, para evitar quaisquer quedas da plataforma.


Agora sim. Bom lançamento e sucesso no seu marketplace!